Eleições 2026

Érika Kokay destaca educação e legado de Paulo Freire em ato no MEC

Candidata ao Senado Federal pelo PT participou do "Abraço na Educação", durante agenda de campanha nesta terça-feira (22/9), ao lado de apoiadores e candidatos da sigla

Érika Kokay destaca educação e legado de Paulo Freire em ato no MEC
 -  (crédito: Davi Cruz)
Érika Kokay destaca educação e legado de Paulo Freire em ato no MEC - (crédito: Davi Cruz)

A candidata ao Senado Federal Érika Kokay (PT-DF) participou do ato “Abraço na Educação”, que reuniu apoiadores e candidatos do Partido dos Trabalhadores aos cargos de deputado federal e distrital. A atividade realizada nesta terça-feira (22/9), em frente ao Ministério da Educação (MEC), também homenageou o educador Paulo Freire, que nasceu em 19 de setembro de 1921 e completaria 105 anos neste ano.

Questionada sobre a prioridade que a educação terá em sua atuação caso seja eleita, Érika defendeu a articulação entre diferentes áreas das políticas públicas. “Educação é prioridade, porque eu penso que todas as políticas públicas são enganchadas umas nas outras. Os direitos não podem ser divididos, nem podem ser hierarquizados”, disse.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

Segundo a concorrente ao Senado, a educação tem papel estruturante por dialogar com outras áreas, como saúde, emprego e renda. “Se a educação é de qualidade, seguramente nós vamos ter geração de emprego e renda de qualidade, nós vamos ter também saúde de qualidade. A educação é central para o desenvolvimento do Brasil ou de qualquer país do mundo”, afirmou.

Ao comentar a importância do ato e do investimento na educação, a candidata destacou o caráter social das políticas públicas voltadas à área e citou o legado de Paulo Freire. “Penso que políticas de educação são sempre políticas de muito afeto. Políticas como o Pé de Meia, como a educação em tempo integral, enfim, são políticas de afeto”, afirmou.

Na avaliação de Érika, a educação deve ser tratada como investimento, e não como custo. Ao lembrar o pensamento do educador, ela afirmou que a transformação da sociedade passa pela mudança das pessoas. “Por isso que a educação nunca pode ser considerada como um custo. Educação sempre é investimento, investimento na vida, investimento para que nós possamos ter um país que não seja ameaçado pela ausência de soberania ou pela ausência de democracia”, disse.

Na ocasião, a candidata também relacionou a educação ao processo histórico do Brasil. “A educação é um dos instrumentos mais profundos de libertação de um país que carrega tantas marcas, de períodos tão traumáticos como a escravização, o colonialismo ou a própria ditadura”, declarou.

  • Google Discover Icon
DC
postado em 22/09/2026 15:09
x