Covid-19

Primeira 'imagem' da ômicron mostra muito mais mutações que a delta

"imagem" tridimensional da cepa os pesquisadores identificaram que

Agence France-Presse
postado em 28/11/2021 15:58 / atualizado em 28/11/2021 15:58
 (crédito: Phill Magakoe / AFP)
(crédito: Phill Magakoe / AFP)

A variante omicron do coronavírus apresenta muito mais mutações que a cepa delta, segundo uma primeira "imagem" da mesma, realizada e publicada pelo hospital Bambino Gesù de Roma.

Nesta "imagem" tridimensional, parecida com uma cartografia, "vemos bem que a variante omicron apresenta muito mais mutações que a variante delta [que ainda apresenta um grande número de mutações], concentradas principalmente na região da proteína que interage com as células humanas", explicou a equipe de pesquisadores em um comunicado publicado neste domingo (28/11).

"Isso não quer dizer automaticamente que essas mutações são mais perigosas, diz simplesmente que o vírus se adaptou mais uma vez à espécie humana gerando outra variante", informaram os pesquisadores. "Outros estudos nos dirão se essa adaptação é neutra, menos ou mais perigosa".

A equipe de pesquisa do renomado estabelecimento Bambino Gesù se concentrou na busca por mutações a nível "da estrutura tridimensional da proteína spike", explicou à AFP Claudia Alteri, professora de microbiologia clínica na Universidade de Milão e pesquisadora no hospital romano citado.

Essa proteína, que é a parte do vírus "que se estuda com mais atenção", é "responsável pelo reconhecimento do receptor humano e da entrada do vírus dentro das células". "É na spike que os anticorpos monoclonais agem e, consequentemente, as vacinas", destacou.

A imagem foi feita "a partir da análise de sequenciamentos dessa nova variante fornecidas à comunidade científica" e procedentes principalmente "de Botsuana, África do Sul e Hong Kong".

"Essa imagem, que representa um pouco o mapa de todas as variantes, descreve mutações da omicron, mas não define o papel" que elas têm, segundo Claudia Alteri.

"A partir de agora, será importante definir, mediante experimentos de laboratório, se a combinação dessas combinações pode ter um impacto na transmissão ou na eficácia das vacinas, por exemplo", considerou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação