ASTRONOMIA

Brasileiro registra junção de Vênus e Marte; Nasa reproduz a foto

Kiko Fairbairn registrou em Teresópolis, em 4 de março, o momento da conjunção entre Vênus e Marte

Correio Braziliense
postado em 29/03/2022 16:25 / atualizado em 29/03/2022 16:36
Fotógrafo brasileiro registra a junção de Vênus e Marte e é reproduzido pela Nasa -  (crédito: Kiko Fairbairn - Reprodução )
Fotógrafo brasileiro registra a junção de Vênus e Marte e é reproduzido pela Nasa - (crédito: Kiko Fairbairn - Reprodução )

Carlos Fairbairn, ou Kiko, é um apaixonado por fotografia e pela astronomia. Nesta terça-feira (29) ele emplacou mais uma imagem na agência espacial americana (Nasa) ao registrar um fenômeno raro, a conjunção entre Vênus e Marte.

Nas redes sociais, o fotógrafo informou que fez o clique em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, em 4 de março. Utilizando um aplicativo que simula o céu, ele percebeu que os dois planetas estariam em conjunção no fim daquela madrugada e achou que valeria a pena tentar o registro.

"Percebi que Vênus e Marte estavam em conjunção, muito próximos um do outro. Então, eu tinha apenas que planejar a noite para poder capturar um momento precioso! Testemunhar Vênus e Marte aparecendo juntos por trás daquelas montanhas foi um momento para se lembrar. Essas efemérides incríveis devem ser fotografadas!", disse Fairbairn no Instagram.

Não é a primeira vez que suas fotos são publicadas pela Nasa, ao todo já são 10 imagens publicadas pela agência espacial. As imagens captadas por ele já foram publicadas em diversos veículos de comunicação, nacionais e internacionais. Em 2017, Kiko ganhou o prêmio Astronomy Photographer of the Year, a mais importante premiação da fotografia astronômica do mundo.

Ao portal G1, Fairbairn explica que as fotos não são montadas ou acrescentadas por edição e, sim, que ele usa um software feito para "limpar" a imagem e mostrar todos os elementos do espaço.

Conheça outras imagens do fotógrafo 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação