Meio Ambiente

IPCC mostra que emissões de gases de efeito estufa continuam aumentando

As emissões aumentaram em 12% em uma década e a continuidade dessa elevação resultaria no dobro do limite acertado no Acordo de Paris. Nas conclusões, o IPCC apontou vários riscos ao Brasil no médio prazo,

Tainá Andrade
postado em 05/04/2022 00:34 / atualizado em 05/04/2022 00:35
 (crédito: PAUL RATJE)
(crédito: PAUL RATJE)

O terceiro relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas informou que na última década o mundo teve o maior crescimento de emissões de gases de efeito estufa: 59 bilhões de toneladas até 2019, 12% a mais que em 2010. Se houver continuidade, a Terra terá um aquecimento de 3,2ºC, mais do que o dobro do limite estabelecido no Acordo de Paris.

O documento, publicado nesta segunda-feira (5/4), abordou o tema das mitigações - redução de emissões de gases de efeito estufa - e concluiu que, até o momento, a humanidade chegou a 80% de tudo que pode emitir. Portanto, é sugerido aos projetos com queimas de combustíveis fósseis a descontinuidade ou compensação nas emissões.

O IPCC também alertou que é possível cortar as emissões pela metade até 2030, mas para isso será necessário a implementação de estratégias e tecnologias, principalmente no setor de energia - em especial em eólica e solar.

Ao Brasil é apontado um sinal de risco nos investimentos, já que pode ocorrer um “encalhe” de ativos de carvão em 2030, em prol da redução da temperatura mundial. O que faz ser urgente aumentar a queda na queima de combustíveis, principalmente no setor industrial.

Inclusive, foi verificada uma diminuição de 0,3% por ano nas indústrias na última década. No entanto, o valor ainda está bem abaixo do que é necessário para cumprir o acordo. A diminuição precisaria ser de 7,7% por ano — 25 vezes maior.

O relatório evidência que, mais uma vez, o Brasil está indo na contramão, pois recentemente ampliou investimentos no pré-sal e sancionou uma lei que permite a construção de novas termelétricas a carvão até 2040.

Outro tema diretamente ligado ao país é a potencial redução das emissões no uso da terra, com a agropecuária e desmatamento. O relatório apontou que essa possibilidade é possível também por meio do investimento em tecnologia para reduzir o desmatamento.

Aliás, com um adendo, de que isso deve ser feito sem a substituição de uma redução pela de outros setores - ou seja, é preciso se observar a lógica do mercado de carbono. O investimento nessa proposta poderia cortar em até 14 bilhões de toneladas as emissões até 2050.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação