Eclipse solar

Eclipse solar e Mercúrio poderão ser vistos neste final de semana

Nos dias 29 e 30 de abril, os amantes de astronomia poderão conferir no céu os dois fenômenos a olho nu

Correio Braziliense
postado em 26/04/2022 11:12
 (crédito: CLAUS BECH)
(crédito: CLAUS BECH)

Neste final de semana, dois fenômenos poderão ser observados a olho nu no céu. Nos dias 29 e 30 de abril, Mercúrio estará com alta visibilidade e ainda ocorrerá um eclipse solar.

Nesta sexta-feira (29/4), a visibilidade de Mercúrio estará em seu pico e poderá ser visto a olho nu, um momento raro. Isso porque o planeta estará em seu alongamento oriental, ou seja, estará no momento mais distante do sol em sua órbita. Isso ocorre a cada 87 dias, e desta vez será especialmente visível durante o pôr do sol, na linha do horizonte.

Já no sábado (30/4), o mundo presenciará um eclipse solar parcial, que ocorrerá nas partes mais ao sul do hemisfério sul e no Oceano Pacífico. O fenômeno será melhor observado no Chile, mas será visível na Argentina e pode ser visto parcialmente em locais mais ao sul do Brasil.

Cientistas mostram que o ápice do eclipse solar parcial irá ocorrer por volta das 17h41, horário de Brasília. Quanto mais próximo da Argentina, mais provável a observação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação