Tecnologia

Pesquisadores criam alto-falante que pode silenciar cabines de avião

Alto-falante é tão fino que pesa o equivalente a uma moeda de 10 centavos e tem o tamanho de uma mão

Thays Martins
postado em 27/04/2022 12:07
 (crédito: Felice Frankel)
(crédito: Felice Frankel)

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um alto-falante que pode transformar qualquer superfície em uma fonte de áudio. O estudo foi publicado em fevereiro na  IEEE Transactions of Industrial Electronics.

O alto-falante é tão fino que tem o peso de uma moeda de 10 centavos e o tamanho de uma mão. De acordo com os pesquisadores, esses alto-falantes podem ser construídos de forma a cobrir todo um automóvel ou um papel de parede de uma sala.

A vantagem disso é que, segundo a pesquisa, o uso desses artefatos pode cancelar ruídos em ambientes barulhentos, como a cabine de uma avião. Isso ocorreria com a produção de um som de mesma amplitude, mas de fase oposta, e os dois sons se cancelariam.

Outra função para o dispositivo é o entretenimento imersivo por meio do áudio tridimensional em um teatro ou passeio de parque temático, por exemplo.

Para conseguir fazer o alto-falante, os pesquisadores utilizaram uma técnica considerada simples. A maioria dos alto-falantes de filme fino são projetados para serem independentes porque o filme deve se dobrar livremente para produzir som. Isso impede que eles sejam montados em uma superfície porque ela impediria a vibração e, com isso, não geraria som.

Os pesquisadores, então, desenvolveram um alto-falante em que, em vez de todo o material vibrar, só vibram pequenas cúpulas em uma uma fina camada de material piezoelétrico, cada uma vibrando individualmente.

Cada cúpula é uma única unidade de geração de som, então são necessárias milhares dessas minúsculas cúpulas vibrando juntas para produzir um som audível.

O dispositivo é energeticamente eficiente e requer apenas cerca de 100 miliwatts de potência por metro quadrado de área de alto-falante. Por outro lado, um alto-falante doméstico médio pode consumir mais de 1 watt de energia para gerar pressão sonora semelhante a uma distância comparável.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação