Fenômeno

Chuva de meteoros é flagrada por estação em Santa Catarina; assista

Fenômeno provocado por detritos deixada pelo Cometa Halley atingirá o pico ainda esta semana e poderá ser observado de todo o Brasil

Thays Martins
postado em 02/05/2022 15:39 / atualizado em 02/05/2022 15:39
O fenômeno ainda não atingiu o pico, que deve ser na madrugada entre quinta (5/5) e sexta-feira (6/5), com mais 40 meteoros por hora -  (crédito: estação de monitoramento de Monte Castelo/ reprodução)
O fenômeno ainda não atingiu o pico, que deve ser na madrugada entre quinta (5/5) e sexta-feira (6/5), com mais 40 meteoros por hora - (crédito: estação de monitoramento de Monte Castelo/ reprodução)

A chuva de meteoros Eta Aquáridas, provocada por detritos do cometa Halley, foi flagrada pela estação de monitoramento de Monte Castelo, em Santa Catarina, e pela estação do Sergio Mazzi em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (2/5). 

O fenômeno ainda não atingiu o pico, que deve ser na madrugada entre quinta (5/5) e sexta-feira (6/5), com mais 40 meteoros por hora. De acordo com a estação de Monte Castelo, se o tempo colaborar, a chuva de meteoros poderá ser vista em todo o Brasil. 

Segundo a estação, a Eta Aquáridas ocorre quando a Terra atravessa a parte mais densa da trilha de detritos deixada pelo cometa Halley. Cada pequeno fragmento deixado pelo cometa, ao atravessar nossa atmosfera em alta velocidade, gera um meteoro, que é o fenômeno luminoso popularmente conhecido como “estrela cadente”.

Veja a chuva desta madrugada: 

Os detritos do cometa Halley também provocam a chuva Oriónidas, que ocorre no mês de outubro, mas não é tão intensa quanto a Eta Aquáridas.

Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, este ano a visualização do fenômeno será ajudada pela ausência da Lua, que deve se pôr nas primeiras horas da noite. O fenômeno pode ser observado no Brasil inteiro, mas a visualização melhor é nas localidades próximas à linha do Equador. Em Brasília, poderá ser observado até 38 meteoros por hora.

Para observar, é importante ir para um lugar bem escuro, longe dos grandes centros urbanos, a partir das 3h da madrugada.

A Eta Aquáridas é associada ao cometa Halley desde 1876. O Halley é o único cometa visível a olho nu. Ele passa pela Terra a cada cerca de 79 anos. A previsão é que ele poderá ser observado em 2061.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação