Atividade física

Atividade física no frio? Veja dicas e cuidados para manter a prática

O Correio ouviu especialista para entender como o frio pode influenciar na prática de atividades físicas e os cuidados que devemos tomar

Cecília Sóter
postado em 19/05/2022 17:34 / atualizado em 19/05/2022 17:34
Muita gente acaba trocando as atividades físicas por uma coberta quente durante os dias mais frios -  (crédito: Unsplash/Josh Gordon)
Muita gente acaba trocando as atividades físicas por uma coberta quente durante os dias mais frios - (crédito: Unsplash/Josh Gordon)

A previsão do tempo anunciada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os próximos dias em Brasília é de (muito) frio. Com mínima de 1,4ºC, a capital registrou nesta quinta-feira (19/5) o dia mais frio da história. Essa onda gelada nos acende um alerta para alguns cuidados que devemos ter na hora de praticar atividades físicas.

O Correio conversou com o profissional de educação física Thiago dos Santos Rosa, mestre em biotecnologia e doutor em medicina, para entender como o frio pode influenciar na prática de atividades físicas e os cuidados que devemos tomar.

O educador físico explica que a diminuição da temperatura do ambiente pode influenciar nosso metabolismo, sistema nervoso e até nossos hormônios.

"Quando a temperatura cai para valores abaixo de 11º C, temos um aumento do metabolismo basal, ou seja, gastamos um pouco mais de calorias, além de produzirmos mais hormônios como as catecolaminas (hormônios importantes nos mecanismos primitivos de luta e fuga)", detalha o profissional.

Ele esclarece ainda que a adrenalina se eleva no frio, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, o ar frio ao entrar nas vias aéreas pode causar desconforto, com sintomas semelhantes aos da crise asmática.

"Essas modificações ocorridas no nosso corpo quando exposto ao frio, podem gerar riscos para quem faz exercícios físicos e atividades físicas, especialmente ao ar livre", detalha.

Cuidados que devemos ter na hora de praticar atividades físicas no frio:

  • Vestimenta: Roupas esportivas, flexíveis e que protejam todo o corpo são indispensáveis. Lembrando que as mãos, os pés e a face, são os pontos onde teremos maior perda de calor para o ambiente. Usar diversas camadas de roupas é, também, uma estratégia. Conforme o corpo vai aquecendo, podemos retirar as primeiras camadas de roupas mais pesadas e podemos continuar os exercícios com roupas mais leves. Isso ajuda a garantir a manutenção da temperatura corporal ao longo da atividade física.
  • Aquecimento: Além de roupas adequadas é importante caprichar nos aquecimentos. Dedicar períodos de 10 a 15 minutos de atividades leves para aumentar a temperatura corporal pode ajudar a evitarmos desconfortos nas atividades físicas realizadas no frio.
  • Hidratação:  Um dos pontos mais importantes é a hidratação! No frio as pessoas tendem a beber menos água. Isso pode causar desidratação, especialmente para os exercícios mais prolongados.
    Mesmo que não tenhamos tanta vontade de beber água, devemos manter a hidratação para evitar problemas cardiovasculares e renais.
  • Ambiente: Outra estratégia para os dias mais frios é procurar fazer exercícios em ambientes de temperatura mais controlada como ginásios e academias.

Thiago faz um alerta especial para pessoas idosas e pessoas com doenças cardiovasculares e renais. "Devemos ter maior atenção. O frio pode aumentar abruptamente a pressão arterial, induzir broncoespasmo e em casos graves induzir problemas cardíacos como o infarto", pontua.

Uma dica extra é aferir a pressão arterial e frequência cardíaca antes e durante a atividade física como prevenção.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação