SAÚDE DA MULHER

Disfunção sexual é comum em mulheres com câncer de pulmão, diz estudo

Na disfunção sexual estão incluídos o pouco ou nenhum interesse em sexo e dor/desconforto vaginal. O estudo tem caráter observacional, transversal e internacional

Correio Braziliense
postado em 09/08/2022 16:17 / atualizado em 09/08/2022 16:17
 (crédito: Divulgação/Qut Marketing & Communication)
(crédito: Divulgação/Qut Marketing & Communication)

Um estudo realizado pelo Dana-Farber Cancer Institute mostrou que a disfunção sexual é mais prevalente em mulheres com câncer de pulmão. A maioria das mulheres que participaram da pesquisa relatou pouco ou nenhum interesse em atividades sexuais ou dor/desconforto vaginal, ao comparar o antes e o depois do diagnóstico.

"O estudo trata de trazer a sexualidade das mulheres para a vanguarda das discussões científicas porque tem sido significativamente pouco estudada. Ao comparar as informações antes do diagnóstico de câncer de pulmão e após o diagnóstico, a diferença é impressionante. O câncer de pulmão afeta significativamente a saúde sexual dessas mulheres”, explicou Narjust Florez, autora da pesquisa e oncologista do Centro Lowe de Oncologia Torácica em Dana-Farber.

Das participantes que tiveram atividade sexual nos 30 últimos dias, 75 mulheres relataram problemas com secura vaginal e 63 disseram que sentem dor durante o sexo. Ao todo, 249 mulheres participaram do estudo, 64% têm câncer de pulmão em estágio IV, considerado grave.

De acordo com o estudo, as razões mais comuns que afetam a satisfação sexual das mulheres são: fadiga (40%), sentir-se triste/infeliz (28%), problemas com seus parceiros (22%) e falta de ar (15%).

“A saúde sexual deve ser integrada à oncologia torácica e mais pesquisas são necessárias para desenvolver intervenções personalizadas para pacientes com câncer de pulmão. Pacientes cuja saúde sexual é abordada têm melhor qualidade de vida, melhor controle da dor e melhor relacionamento com seus parceiros e sua equipe de saúde”, concluiu a autora da pesquisa.

O estudo foi apresentado nesta terça-feira (9/08), na International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC) World Conference on Lung Cancer 2022 (Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC) Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão 2022, em tradução livre).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação