ASTRONOMIA

James Webb: telescópio captura imagens mais detalhadas de Netuno

Aline Gouveia
postado em 21/09/2022 12:40 / atualizado em 21/09/2022 12:43
 (crédito:  NASA, ESA, CSA, STScI)
(crédito: NASA, ESA, CSA, STScI)

A Nasa divulgou, na manhã desta quarta-feira (21/9), as imagens mais detalhadas de Netuno em mais de 30 anos. O registro foi feito pelo telescópio espacial James Webb. Detalhes dos anéis de Netuno não são captados desde 1989, quando a Voyager 2 se tornou a primeira espaçonave a observar o planeta.

“Já se passaram três décadas desde a última vez que vimos esses anéis fracos e empoeirados, e esta é a primeira vez que os vemos no infravermelho”, observa o cientista Heidi Hammel. O James Webb registrou sete das 14 luas conhecidas de Netuno: Galatea, Naiad, Thalassa, Despina, Proteus, Larissa e Triton.

Webb capturou sete das 14 luas conhecidas de Netuno: Galatea, Naiad, Thalassa, Despina, Proteus, Larissa e Triton. A grande e incomum lua de Netuno, Tritão, domina este retrato Webb de Netuno como um ponto de luz muito brilhante ostentando os picos de difração característicos vistos em muitas das imagens de Webb. (foto: NASA, ESA, CSA, STScI)

O planeta foi descoberto em 1846 e, desde então, tem fascinado os pesquisadores. Ele é 30 vezes mais distante do Sol do que a Terra e orbita uma região escura e remota do Sistema Solar. Devido à composição química, Netuno é descrito como um gigante de gelo.

Além disso, o planeta é rico em elementos mais pesados que hidrogênio e hélio, o que explica a aparência azulada do corpo celeste nas imagens do James Webb em comprimentos de ondas visíveis.

"A câmera Near-Infrared Camera (NIRCam) do Webb cria objetos na faixa do infravermelho próximo de 0,6 a 5 mícrons, de modo que o Netuno não pareça azul para o Webb. Na verdade, o gás metano absorve tão fortemente a luz vermelha e infravermelha que o planeta fica bastante escuro nesses comprimentos de onda do infravermelho próximo, exceto onde nuvens de alta altitude estão presentes", explicou a Nasa e a Agência Espacial Europeia, em comunicado.

A lua Tritão se destaca nas imagens. Ela reflete cerca de 70% da luz solar que a atinge e orbita Netuno em uma órbita retrógrada, considerada incomum. Astrônomos especulam se Tristão não era, originalmente, um objeto do cinturão Kuiper que foi capturado gravitacionalmente por Netuno. Por isso, o telescópio James Webb fará estudos adicionais de Tritão e Netuno nos próximos anos.