Espaço

Nave espacial americana que viaja para a Lua registra "anomalia"

A empresa Astrobotic, responsável pela nave, disse que fornecerá atualizações quando dados forem analisados

É a primeira missão de pouso lunar lançada desde 1972. -  (crédito: ULA/Reprodução)
É a primeira missão de pouso lunar lançada desde 1972. - (crédito: ULA/Reprodução)
postado em 08/01/2024 19:17 / atualizado em 08/01/2024 19:17

O primeiro módulo de pouso lunar dos Estados Unidos lançado ao espaço em mais de cinco décadas registrou uma anomalia que o impede de apontar seus painéis solares em direção ao Sol, disse nesta segunda-feira (8) a empresa privada que construiu o dispositivo.

"A equipe responde em tempo real à medida que a situação avança e fornecerá atualizações à medida que os dados forem obtidos e analisados", disse a empresa Astrobotic em sua conta na rede social X.

O novo foguete, o Vulcan Centaur da United Launch Alliance (ULA), decolou às 4h18 (horário de Brasília) da Estação da Força Espacial dos EUA, em Cabo Canaveral, para sua viagem inaugural. "Levar os Estados Unidos de volta à superfície da Lua pela primeira vez desde a Apollo é uma honra transcendental", disse John Thornton, CEO da Astrobotic, com sede em Pittsburgh.

Até agora, um pouso suave no satélite natural da Terra só foi alcançado por algumas agências espaciais nacionais: a União Soviética foi a primeira, em 1966, seguida pelos Estados Unidos, que continua a ser o único país a ter levado humanos à Lua.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

-->