TECNOLOGIA

Imagens mostram como os animais enxergam as cores em comparação a humanos

Um novo sistema de câmeras prevê as cores e como elas são percebidas; a precisão é de 92%

Câmeras  mostram como os animais enxergam as cores -  (crédito: Vasas et al, PLOS Biology 2024)
Câmeras mostram como os animais enxergam as cores - (crédito: Vasas et al, PLOS Biology 2024)
postado em 24/01/2024 10:00 / atualizado em 24/01/2024 10:01

Uma nova tecnologia de câmera e software está ajudando ecologistas e zoólogos a entender como os animais enxergam as cores, pois cada bicho as percebe de forma diferente. Esse novo sistema de câmeras permite que a equipe faça vídeos que reproduzam com precisão o que os animais veriam em seus habitats naturais.

Após a gravação, os dados são processados em "unidades perceptuais", criando um vídeo preciso de como as cores são percebidas pelos animais. Para isso, os pesquisadores utilizam conhecimentos sobre os fotorreceptores presentes nos olhos de cada animal.

A equipe reconhece algumas limitações, como a necessidade de usar o foco manual e os desafios de manter um objeto em movimento rápido em foco. Apesar disso, a tecnologia desenvolvida foi capaz de prever as cores percebidas com acuidade de mais de 92%. 

Abaixo confira uma das gravações com a comparação de cores entre a visão humana, abelhas, pavões e cachorros 

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->