Parasitoses

Desparasitação: especialistas defendem cuidado especial após as férias

Processo de desparasitação consiste em eliminar os parasitas que estão no corpo humano para evitar infecções

As parasitoses são causadas por parasitas de diversos tipos - para realizar a desparasitação, é necessário saber qual o agente infeccioso. -  (crédito: CSC/Unsplash)
As parasitoses são causadas por parasitas de diversos tipos - para realizar a desparasitação, é necessário saber qual o agente infeccioso. - (crédito: CSC/Unsplash)
postado em 29/01/2024 16:38

Nas férias, é costume passear, seja no parque, na praia, na piscina ou em demais espaços públicos — que podem estar suscetíveis a infecção por parasitoses, doenças causadas por parasitas. Dessa forma, especialistas recomendam realizar a desparasitação, um processo de eliminação dos parasitas que podem estar infestados no organismo.

Primeiramente, é necessário identificar qual é o diagnóstico: ou seja, qual o parasita que pode estar infectando o paciente. "O ideal é fazer análise das fezes para saber quais são os principais parasitas que o paciente pode ter adquirido naquele período. Existem parasitas que estão em nosso meio e não fazem mal ao organismo, mas em grande quantidade, podem causar malefícios para o corpo", explica ao Correio Werciley Júnior, coordenador de Infectologia do Hospital Santa Lúcia. 

Caso sinta os sintomas ou suspeite que possa ter tido contato com parasitas, a pessoa deve procurar um clínico-geral ou infectologista. "(A desparasitação) é recomendada para qualquer público, mas principalmente para as crianças e pessoas que possuem pet", ressalta a farmacêutica Flávia Ribeiro ao Correio. Pessoas que moram em áreas rurais também estão mais suscetíveis às parasitoses, acrescenta Werciley. 

Depois de identificado o agente causador da parasitose, o processo segue com o tratamento para eliminar a infestação, que consiste em medicamentos para expulsar o agente parasita. 

Cuidados

Para se proteger das parasitoses, são necessários alguns cuidados, elencados pelo nutricionista Omar de Faria Neto:

  • Lavar as mãos com frequência, principalmente após usar o banheiro e ir a locais públicos e antes das refeições;
  • Lavar bem frutas, legumes e verduras antes de comer;
  • Evitar andar sem calçado, já que alguns parasitas entram no corpo através da pele;
  • Dar vermífugo para os gatos e cachorros. Eles também têm uma maior chance de se infectar.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->