
Julian De Silva, cirurgião plástico facial do Centro de Cirurgia Plástica e Cosmética Facial Avançada em Londres, utilizou a proporção áurea grega de beleza em um estudo para descobrir quem são as 10 supermodelos mais bonitas do mundo, de acordo com a ciência. A proporção áurea é um método matemático para definir proporções perfeitas. Ela pode ser usada para pontuar características que tornam um rosto mais harmonioso.
- Leia também: Saiba o que é pré-eclâmpsia, diagnóstico da cantora Lexa
- Leia também: 10 vitaminas caseiras para aumentar a massa muscular
"Todos nós nos perguntamos quem é realmente a mais bonita entre todas as supermodelos e isso é o mais próximo que podemos chegar de uma explicação baseada na simetria facial e em características classicamente belas", afirma De Silva.
A supermodelo Kate Moss, de 51 anos, lidera a lista. O formato do rosto, olhos, nariz, lábios, queixo, mandíbula e sobrancelhas dela foram medidos, chegando a uma porcentagem de 94,14% no nível que determina a “perfeição”. Das avaliadas, ela foi a que chegou mais perto de alcançar a nota máxima.
O cirurgião plástico explicou que o que faz com que a modelo consiga uma nota tão alta são as pontuações particulares de cada membro do rosto, que no final formam um conjunto harmônico. O queixo dela se destaca, atingindo 96,5% no nível de beleza.
Na outra ponta do ranking ficou Naomi Campbell, de 54 anos, por ter o queixo considerado “ruim” pelo método matemático.
A proporção áurea pode ser aplicada em quase tudo e, inclusive, foi utilizada por Leonardo Da Vinci para pintar um corpo masculino perfeito na famosa obra: o Homem Vitruviano. De acordo com essa proporção, quanto mais próximas as medidas estiverem do número 1,618, o número Phi, mais bonito alguém é.
A análise de De Silva teve como base todas as supermodelos desde a década de 1980 até os dias atuais. Elas foram avaliadas no momento do auge. "As modelos foram classificadas no auge da fama para que houvesse igualdade de condições e tivéssemos a maneira mais justa de avaliar quem era mais bonita de acordo com a Proporção Áurea”, disse o especialista.
A segunda colocada foi Cindy Crawford, de 58 anos, que ficou atrás de Kate Moss com uma pontuação de 93,86%. "Cindy Crawford, uma das estrelas do início da era das supermodelos na década de 1980, ficou em segundo lugar e obteve a maior pontuação geral em três categorias: queixo com 99,6%, apenas 0,4% abaixo da perfeição, posição dos olhos com 99,4% e testa 98,6%". O cirurgião afirma que ela poderia ter obtido o primeiro lugar se não fosse por uma baixa nota dos lábios.
Lista de supermodelos mais bonitas segundo a proporção áurea
1. Kate Moss - 94,14%
2. Cindy Crawford - 93,87%
3. Gisele Bündchen - 93,11%
4. Jourdan Dunn - 91,39%
5. Winnie Harlow - 91,03%
6. Kendall Jenner - 91,00%
7. Liu Wen - 90,98%
8. Cara Delevingne - 89,97%
9. Emily Ratajkowski - 89,37%
10. Naomi Campbell - 89,26%
Como é medida a proporção áurea?
Essa proporção foi criada na Grécia Antiga para determinar a perfeição conforme medidas e simetria. No período do Renascimento ela era muito utilizada por artistas e arquitetos para a criação de obras de arte.
De lá para cá, cientistas adaptaram uma fórmula equivalente a 1/1,618 para definir a beleza das pessoas. O comprimento e a largura do rosto são medidos e os resultados divididos. As medidas partem da linha do cabelo da testa até o meio dos olhos, do meio dos olhos até embaixo do nariz, de baixo do nariz até embaixo do queixo. Se as três medidas forem iguais, a pessoa é considerada simétrica, logo, bonita.
*Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca