DESCOBERTA

Arqueólogos podem ter descoberto objeto de ferro mais antigo da história

Se a descoberta for reforçada em estudos mais abrangentes, "certamente estaria entre os primeiros registros do mundo", diz especialista

Série de objetos de ferro que datam de mais de 5.000 anos foram encontrados em Tamil Nadu -  (crédito: Departamento de Arqueologia/Tamil Nadu)
Série de objetos de ferro que datam de mais de 5.000 anos foram encontrados em Tamil Nadu - (crédito: Departamento de Arqueologia/Tamil Nadu)

Arqueólogos descobriram objetos de ferro em seis sítios em Tamil Nadu, na Índia, que podem ter entre 5.000 a 5.400 anos de idade. Isso sugere que o processo de extração, fundição, forjamento e moldagem de ferro para criar ferramentas, armas e outros objetos pode ter se desenvolvido independentemente no território indiano.

"A descoberta é de tão grande importância que levará mais algum tempo até que suas implicações sejam compreendidas", disse Dilip Kumar Chakrabarti, professor de arqueologia do sul da Ásia na Universidade de Cambridge à BBC.

A Turquia é uma das primeiras regiões conhecidas onde o ferro foi minerado, extraído e forjado em uma escala significativa por volta do século XIII a.C.

Se a descoberta em Tamil Nadu for reforçada em estudos mais abrangentes, "certamente estaria entre os primeiros registros do mundo", afirmou o professor Parth R  Chauhan, do Indian Institute of Science Education and Research.

Segundo o especialista, é necessário ter cautela antes de tirar conclusões amplas, pois a tecnologia do ferro provavelmente surgiu "independentemente em várias regiões".

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Correio Braziliense
postado em 07/03/2025 15:04 / atualizado em 07/03/2025 15:04
x