
Arqueólogos descobriram objetos de ferro em seis sítios em Tamil Nadu, na Índia, que podem ter entre 5.000 a 5.400 anos de idade. Isso sugere que o processo de extração, fundição, forjamento e moldagem de ferro para criar ferramentas, armas e outros objetos pode ter se desenvolvido independentemente no território indiano.
"A descoberta é de tão grande importância que levará mais algum tempo até que suas implicações sejam compreendidas", disse Dilip Kumar Chakrabarti, professor de arqueologia do sul da Ásia na Universidade de Cambridge à BBC.
A Turquia é uma das primeiras regiões conhecidas onde o ferro foi minerado, extraído e forjado em uma escala significativa por volta do século XIII a.C.
Se a descoberta em Tamil Nadu for reforçada em estudos mais abrangentes, "certamente estaria entre os primeiros registros do mundo", afirmou o professor Parth R Chauhan, do Indian Institute of Science Education and Research.
Segundo o especialista, é necessário ter cautela antes de tirar conclusões amplas, pois a tecnologia do ferro provavelmente surgiu "independentemente em várias regiões".
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular