Por Júlio Noronha*
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, na última sexta-feira (18/7), a suspensão de alguns medicamentos e de um complemento alimentar. Estão entre eles o “Xarope da Vovó”, "Curcumyn Long" fabricado pela Akron Pharma, e alguns produtos atribuídos ao grupo Nutra Nutri. Os itens não atendiam aos padrões da agência ou nem mesmo estavam regularizados.
Conhecido como “Xarope da Vovó” ou “Xarope da Vovó Isabel”, o produto teve a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso proíbidos no território nacional. A agência destaca que o fabricante do xarope é desconhecido, e que o produto não tem registro, notificação ou cadastro.
- Leia também: Anvisa desfalcada: saúde em risco
Três produtos atribuídos ao Grupo Nutra Nutri Ltda. também foram afetados com a medida: Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio e Espinheira Santa. Segundo a Anvisa, a empresa não possui autorização de funcionamento para fabricação de medicamentos, que “é um requisito obrigatório para qualquer laboratório farmacêutico”.
O grupo alega que não é responsável pela venda dos itens, e que seu nome e CNPJ estariam sendo usados "indevidamente em alguns produtos sem registro". A Nutra Nutri afirma que os advogados da empresa já iniciaram uma ação para localizar quem estaria usando os dados indevidamente e contatou a Anvisa para explicar a situação.
- Leia também: Anvisa: independência ou morte
A Anvisa também determinou o recolhimento de todos os lotes de alimento "Curcumyn Long" (extrato de cúrcuma longa 95%), fabricado pela empresa Akron Pharma Ltda. O motivo foi a realização de uma inspeção onde se verificou que “o produto não atende às especificações referenciadas na legislação quanto à forma de obtenção”.
A Akron Pharma disse, em nota, que “não há qualquer conclusão definitiva acerca da não conformidade ou sobre risco à saúde dos consumidores” e que a medida é de caráter cautelar. A empresa também destaca que tomará "as providências necessárias para sua pronta e integral correção".
*Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer
.Saiba Mais
