
Com a chegada do Natal, vai crescendo também a expectativa para o momento da ceia. A fartura de comidas e bebidas é um dos momentos mais aguardados por boa parte dos brasileiros, porém, é preciso ter cuidado para evitar que os excessos consumidos na festa não venham a causar algum mal-estar.
Depois de se empanturrar na fartura da ceia natalina, é comum que as pessoas busquem diferentes formas para se aliviar e desinchar. De acordo com a nutricionista do Raissa Pinheiro, do Hospital Sírio-Libanês, além de bons ajudantes na hora da digestão, alguns chás podem ser úteis também na questão do desinchaço.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O chá verde, por exemplo, é conhecido por “desinchar” as pessoas. A bebida pode ser considerada um diurético natural, sendo rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, que melhoram a saúde intestinal. O chá verde também tem cafeína, o que faz aumentar a produção de urina e consequentemente o número de vezes em que se vai ao banheiro.
Raissa aponta também que, além do chá, outros métodos podem ser adotados para diminuir o inchaço. “Um bom hábito é após a ceia, fazer de 10 a 15 minutos de caminhada leve, isso ajuda a movimentar os gases”, disse a nutricionista.
Raissa também destaca que nenhum chá é milagroso, e que para reduzir os impactos causados pela comilança na ceia de Natal, é preciso levar algumas medidas em conta.
“Sugiro que as refeições sejam feitas com atenção plena à comida, mastigando devagar, que é a primeira etapa da digestão no nosso corpo. Isso ajuda, pois você entrega o alimento mais triturado para o estômago digerir”, completou a especialista.
Raissa destaca também que um bom hábito, é fazer uma breve caminhada leve de 10 a 15 minutos, o que ajuda a movimentar os gases.
*Estagiário sob supervisão de Roberto Fonseca
Saiba Mais

Ciência e Saúde
Ciência e Saúde
Ciência e Saúde