Música

AC/DC retorna com 'Shot in the dark'; confira playlist de lançamentos

A banda de rock é destaque em uma semana de retornos na música internacional e parcerias da música brasileira

Pedro Ibarra*
Maria Baqui*
Geovana Melo*
postado em 09/10/2020 15:52 / atualizado em 09/10/2020 15:52
 (crédito: Twitter/Reprodução)
(crédito: Twitter/Reprodução)

Mais uma sexta-feira e mais lançamentos musicais para embalar o fim de semana e atualizar a playlist. A música nacional se destaca por duas parcerias, uma histórica, entre Maria Rita e Toquinho, e outra fofa, no EP de Gilberto Gil com a neta Flor. Internacionalmente tem o retorno de AC/DC e uma música, não tão pop assim, da girlband Little Mix. Maneva, Zé Felipe, Stevie Nicks e os 20 anos do Hybrid Theory do Linkin Park também são destaques. Confira a playlist:


O retorno da lendária banda AC/DC finalmente teve o som definido. Os roqueiros lançaram Shot in the dark. Os riffs e solos de guitarra de Angus Young acompanhados pela voz rasgada de Brian Johnson estão de volta. O seminal grupo de hard rock se mostra tão afiado quanto há 45 anos para fazer canções no estilo das que os deixaram famosos. Junto com o single, eles também anunciaram o álbum Power up, 17º trabalho de estúdio que chega em 13 de novembro. Por mais que digam na nova música que estão “atirando no escuro”, a banda parece saber muito bem o que está fazendo nesta volta aos holofotes.

Mesmo que sejam definidas como artistas do pop, desta vez o grupo Little Mix quis fazer diferente e lançou uma música que não é pop nem no nome: Not a pop song. O girl group britânico, que se apresentou no Brasil em 2020 antes de todas as regras de distanciamento e isolamento social, divulgou este que é o primeiro single do disco CONFETTI, produção que estará disponível em 6 de novembro nas plataformas de streaming. A canção também alfineta Simon Cowell, que administrava a carreira das meninas do Little Mix até 2018, no trecho em que cantam “eu não faço o que Simon diz”.

Esta semana também marca o aniversário de 20 anos do disco Hybrid Theory, um dos mais populares e aclamados álbuns do Linkin Park. O disco, que apresentou ao mundo sucessos como Papercut e In the end, ganhou o box comemorativo Hybrid Theory (20th anniversary edition) com gravações ao vivo, demos, raridades, um lado B. Apesar do foco ser em música lançadas há 20 anos, a novidade tem muito material inédito da banda. O Linkin Park também se junta para uma live, na primeira aparição conjunta da banda desde a morte do vocalista Chester Bennington em 2017.

Outro ícone da música que retornou após longo hiato foi a cantora Stevie Nicks. Conhecida como a voz do Fleetwood Mac, ela apresentou ao mundo o single Show them the way. A nova música é a primeira lançada pela compositora de forma solo em 6 anos. No entanto, pode ser o início de um novo processo, já que Nicks está trabalhando em musicar as poesias que fez durante a vida para o lançamento de um álbum completo.

As parcerias da música brasileira

Maria Rita e Toquinho se uniram em Papo final, uma faixa repleta de samba e bossa nova. Com narrativa romântica, a letra é assinada pelo poeta e compositor carioca Paulo César Pinheiro e é embalada pelo trecho: “Em que momento foi/ que foi desfeito tudo/ nem eu percebi direito/ foi uma missão/ do nosso coração/ pois eu perdi meu chão/ e eu ferrei meu peito”. A canção é um dos singles promocionais do disco a A arte de viver, de Toquinho que será lançado em novembro.

Gilberto Gil e a neta Flor, filha de Bela Gil, lançam juntos o EP Gil e Flor - De avô para neta. O trabalho chegou acompanhado de um vídeo intimista da dupla e conta com regravação de três faixas, sendo elas Refavela, Norte da saudade e Nel blu dipinto di blu (volare). O lançamento chega às plataformas 10 meses após o single que marcou a estreia da jovem no cenário musical.

O cantor Julies, um dos novos nomes do reggae brasileiro e do pop nacional, investiu em uma parceria com o grupo Maneva, conhecidos por grandes hits do ritmo jamaicano. Nosso sentimento, como é intitulada a canção, também ganhou a versão audiovisual. Na letra e nas filmagens, os artistas procuraram passar a mensagem de que toda forma de amor é válida, sem ser necessária uma classificação sexual. O trabalho do videoclipe foi inspirado na série Sense8 e foi dirigido por Lucas Falleiros.

Já o filho do cantor Leonardo, Zé Felipe, que tem ganhado notoriedade na cena da música sertaneja, divulgou o single Só tem eu. A composição fala sobre relacionamentos modernos entre pessoas jovens. No videoclipe da canção, lançado também nesta sexta-feira (9/10), a interpretação principal é da namorada do artista e youtuber Virgínia Fonseca.

Cantor Zé Felipe, filho de Leonardo e
Cantor Zé Felipe, filho de Leonardo e (foto: Som Livre/ Divulgação)

*Estagiários sob supervisão de Adriana Izel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação