Música

Gloria Groove lança EP completo e explica tracklist de 'Affair'

Após divulgar as cinco faixas do EP 'Affair', ao longo de cinquenta dias, Gloria Groove conclui o trabalho que já está disponível na integra

Geovana Melo*
postado em 07/12/2020 13:14 / atualizado em 07/12/2020 13:22
 (crédito: Rodolfo Magalhães/ Divulgação)
(crédito: Rodolfo Magalhães/ Divulgação)

Gloria Groove completa o EP Affair ao lançar Radar, a última faixa do projeto visual. A música encerra a história de cinco fases da paixão contada fora de ordem por meio do lançamento das cinco canções em R&B. A primeira é Vício, representando o envolvimento. A segunda Suplicar, a paixão. A terceira A tua voz, a desilusão. A quarta Sinal, a esperança. E Radar, a superação.

A escolha reflete o íntimo da artista apresentando a persona e o intérprete lado a lado na mesma obra, ou seja, a drag e o cantor Daniel Garcia — Gloria Groove desmontada. Daniel aparece ainda mais presente em Radar e Vício, em que protagoniza o videoclipe.

"É o affair que eu mesmo tenho com o Daniel e com a Gloria, acho que eles estão começando a dividir os holofotes. Realmente, existe essa dualidade na minha vida, e, para mim, faz todo sentido protagonizar essa imagem com todos os lados”, conta Gloria Groove.

Entrevista // Gloria Groove


Como está sendo o feedback do Affair?


Está sendo maravilhoso. Estou feliz demais pelas pessoas terem aceito Affair tão bem na vida delas. Acho que transparece o quanto estou feliz cantando o meu estilo musical favorito. É um trabalho que já era um sonho.

A tracklist não está montada na mesma ordem do lançamento. Por quê?


Na concepção do EP, as faixas foram montadas nessa ordem que está disponível nas plataformas digitais agora, por que foi a ordem que mais contava uma história, um envolvimento amoroso de verdade. Tendo Vício como o envolvimento, Suplicar como a paixão, A tua voz como a desilusão, o Sinal como a esperança e Radar como a superação disso tudo. Mas diferente da tracklist lançamos A tua voz como primeiro single. Eu queria muito que essa música viesse primeiro, por que acho que é uma faixa que se destaca muito, que criou um solo muito importante para mim nessa era.

Então você acha que em todo relacionamento a gente passa por essas fases? Não pode ter uma fase eterna da paixão, a gente tem que quebrar a cara?


Acho que quebrar a cara é muito importante, só assim que a gente aprende. Radar representa pra mim justamente esse momento em que você consegue se enxergar como algo que está acima da situação e consegue se tirar dali. É importante em um álbum que é pra chorar, ter uma música igual essa para a gente se sentir bem.

Você e a IZA estão juntas na composição de Suplicar. Como é essa parceria de vocês?


A IZA é uma das pessoas que mais me inspira no nosso cenário e no mundo. Ela é uma cantora maravilhosa, uma mulher maravilhosa, um talento sem igual e é muito legal ver que nossas parcerias estão para além dos palcos. A gente se entende muito, a gente fala a mesma língua na hora de criar música.

No Twitter, apareceu algumas teorias das conspirações sobre em Affair, até uma sobre o Daniel ter traído a Gloria. Essa teoria faz sentido?


São os fãs tentando montar nas cabeças deles o storyline e tem umas coisas que acabo deixando subjetivo assim. Isso aconteceu por que um fã perguntou: 'O Daniel traiu a Gloria mesmo?' e eu respondi: 'E vice-versa'. Mas não respondi como quem revela de fato o que aconteceu na história. Eu disse isso para ninguém ficar pensando que dentro dessa narrativa, eu protejo a Gloria como a mocinha e boto a minha imagem como o cachorro, safado, que maltrata ela. Eu lembro que foi uma conversa que tive com o diretor, por que ele estava indo para uma caminho meio assim e questionei o por que do bofe ter que ser o esmagador de corações e a Gloria a mocinha que precisa ser tirada dessa situação. Foi aí que comecei a trazer a história para esse ponto que é mais uma briga entre eu mesma e meus dois lados.

Tem alguma dessas cinco faixas que você se identifica mais?


Eu tenho as minhas duas favoritas sim. Quando eu pensava em ter um EP de R&B, eu sonhava com faixas como A tua voz e Suplicar. Me realizo de um jeito inacreditável quando ouço elas. A tua voz é uma faixa tão vocal, bonita e emocionante. Elas se destacam não só como os clipes mais lindos, mas como as músicas mais lindas também.

Como você descreveria Affair?


Affair é uma história de amor com altos e baixos, em que os dois lados se completam. A música e a performance vocal são os fios condutores dessa tour.

Qual foi o momento mais marcante da sua carreira?


Todo dia é melhor que outro. Sempre estou vivendo um grande auge. Mas, em 2020, um momento que me marcou demais e representou mais um sonho conquistado foi o meu bloco de carnaval em São Paulo. O Bloco das Gloriosas 2020 foi um bloco especial para a era Alegoria e foi uma grande festa, foi muito lindo. É uma das grandes memórias de festas que levo desse ano, até por que foi uma das únicas.

Qual foi o momento mais difícil?


O momento mais difícil com certeza foi o pico da pandemia. Um momento que a gente não tinha perspectiva de quando voltaríamos para os palcos, isso não tá muito diferente agora, mas tivemos várias mudanças de planejamento. É complicado por que o palco é o lugar em que mais me realizo, então tive um momento de extrema ansiedade e aquela sensação de estar desolado. Depois conseguir me realizar com a minha live, o programa e depois o Affair. Tudo isso foi me dando ânimo novamente.

Como está sendo o retorno de Nasce uma rainha?


Nasce uma rainha é um grande acontecimento na minha vida. Tenho visto muitas reações positivas e as pessoas reconhecendo o programa como algo necessário, o que me deixa muito feliz. A minha união com a Alexia Twister, que é uma grande artista, uma referência minha desde que comecei a me montar, é incrível. Sempre me emociono e me identifico demais com as rainhas. Queria muito uma segunda temporada, principalmente, por que agora o mundo conhece Nasce uma rainha, sabe do que se trata e tem pessoas querendo participar.

 * Estagiária sob a supervisão de Ricardo Daehn

 

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação