Música

Bruno Alpino, ex-Dona Cislene, lança música que abre carreira solo

Mais de um ano depois do fim da Dona Cislene, Bruno Alpino se aventura sozinho em um novo estilo musical e se prepara para um lançamento por mês

Pedro Ibarra*
postado em 13/08/2021 12:08 / atualizado em 13/08/2021 14:20
Bruno Alpino lançará uma música por mês até dezembro -  (crédito: Yuri Correa/Divulgação)
Bruno Alpino lançará uma música por mês até dezembro - (crédito: Yuri Correa/Divulgação)

“Avisa por aí/Que o muleque segue forte por aqui”, assim canta Bruno Alpino no refrão de Avisa ai, faixa que abre uma nova fase da carreira solo do músico. Conhecido principalmente por ser o responsável pelos vocais da banda Dona Cislene, Bruno tenta agora investir em si, mesmo pouco mais de um ano após o fim do grupo que o tornou conhecido não só no DF, mas no Brasil inteiro.

“É tudo bem diferente. Quando a gente lançava com a Dona Cislene, a sensação era que a cada nova música um sonho de criança era escrito. Tudo era um motivo pra festa”, conta o cantor. “Hoje lançando sozinho me sinto mais concentrado, mais presente e maduro”, compara. Bruno afirma que agora tem a oportunidade de dar uma pessoalidade nas canções que não era totalmente possível com a banda. “Como é algo muito mais pessoal e sobre mim, posso não ter medo nenhum de falar sobre algo exclusivo da minha vida. Não que eu tivesse com a banda, mas eu me esforçava pra não focar as letras só sobre mim, sobre a vivência de um único integrante”, explica o músico, que era o principal letrista do grupo.

O artista investe em outro caminho no novo projeto. As guitarras distorcidas e o formato banda dão espaço para batidas e samples, o rock perde um pouco de espaço para um som que se aproxima mais do bedroom pop, usa o violão como base e chega a ter referências de hip-hop. “Hoje a presença de um bom produtor tem sido ainda mais essencial no processo, pois ele hoje é minha banda”, afirma Alpino. “Normalmente chego com voz e violão no estúdio e vamos construindo tudo digitalmente, o baixo, batida, samples, tudo. É tudo muito mais centralizado agora”, destrincha.

“A música Avisa ai é a primeira faixa a ser lançada, e também a primeira a ser criada no meio dessa tempestade”, explica Bruno. Ele lembra que passou por um período conturbado e escrevia para desviar os pensamentos. “Foi um ano de muitas mudanças drásticas e despedidas que tive que digerir em pouquíssimo tempo. Comecei a escrever sem pretensão nenhuma de gravar e muito menos de lançar, quase como uma terapia mesmo”, conta. No entanto, com o passar do tempo, o artista recuperou a confiança e se sentiu preparado para voltar a apresentar as próprias músicas para o público.

O single Avisa ai abre os lançamentos do EP Despeço e o restante das músicas serão lançadas mensalmente. Ao todo são cinco faixas que, segundo o próprio cantor, prometem muito. “Todos podem esperar músicas bem diferentes umas das outras, mas nunca faltando verdade”, pontua o ex-Dona Cislene. “Quero me desafiar e me redescobrir a cada música que eu faço, e acho que ver, ouvir e acompanhar isso de fora vai ser bem interessante pra galera”, almeja o vocalista.

O fim da Dona Cislene

“O fim da Dona Cislene foi o maior tombo da minha vida, sem dúvida nenhuma. Algo que eu não esperava, um sonho que ainda permanecia quente no meu peito”, conta Bruno Alpino sobre o fim do grupo que mantinha desde a época de escola, com quem tocou em grandes festivais como Rock in Rio. “Tudo que eu sou hoje como artista foi graças à banda e aos três grandes amigos que a música me proporcionou. Agradeço a cada dia por isso. Por ter passado pela Dona Cis e aprendido tanto”, garante. 

A banda anunciou o fim das atividades em junho de 2020, mas deixou um legado. “A Dona Cis me ensinou tudo que sei hoje e influenciou uma geração de rockeiros do Brasil a acreditarem nos seus sonhos e irem pra estúdio tocar, criar e se divertir acima de qualquer coisa sempre”, analisa o artista.

Contudo, não foi só no Brasil que ela deixou uma marca, mas também em Bruno. “Pode não parecer, mas minha música hoje tem 100% de influência de tudo que vivi com a Dona Cislene. Posso ter amadurecido, me conhecido melhor esse tempo, mas ainda sou o mesmo”, reflete o músico. Assim, com tudo que aprendeu, Bruno Alpino manda avisar por aí que segue firme e forte, ligado ao que o fez chegar até onde chegou e pronto para uma nova aventura. “Acho que agora é meu momento de seguir um pouco a intuição e botar pra fora tudo que eu sinto que preciso botar! Me arriscar mais, sair da zona de conforto e levar essa nova energia pro mundo. Tenho muito guardado”, completa.

Avisa ai, nova música de Bruno Alpino


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação