FEMINISMO

Projeto Caliandras Urbanas dá visibilidade ao trabalho de mulheres artistas

Projeto desenvolve oficinas de grafite propondo a valorização do corpo feminino urbano e o empoderamento de artistas mulheres

*Lara Leal
postado em 16/09/2021 18:55 / atualizado em 16/09/2021 20:39
Serão realizadas três oficinas virtuais e um encontro presencial  -  (crédito: Paula Carruba)
Serão realizadas três oficinas virtuais e um encontro presencial - (crédito: Paula Carruba)

O projeto Caliandras Urbanas, idealizado pela artista Juliana Borgê, oferece ao público oficinas gratuitas de grafite, ministradas por artistas mulheres do Distrito Federal. O objetivo é discutir a importância da valorização do corpo feminino urbano e como ser artístico. As três primeiras oficinas, são de Caligrafia Urbana, Stencil/xilo e Personagens, e acontecem virtualmente. A quarta abordará os símbolos Adinkras dos povos Akan, da África Ocidental e será presencial, na área externa do Complexo Cultural de Samambaia. A programação iniciou este mês, segue até outubro e é aberta ao público.

“Nossa proposta dentro do trabalho é empoderar as mulheres. Nós acreditamos que essa é uma mudança de pensamento deve acontecer em um todo”, explica Juliana Borgê. A inspiração de Juliana para a idealização do projeto Caliandras Urbanas foi o grupo de artistas feministas Guerrilha Girls, formado na cidade de Nova York, em 1985, que discutia a desigualdade de gênero e raça existente dentro da comunidade artística.

“A primeira grande inspiração do Caliandras vem desse movimento, desse coletivo de mulheres que inclusive, existem até hoje. E também, de uma necessidade que eu sentia de nós, o corpo urbano, estar mais conectado e integrado neste assunto”, afirma a artista.

Os interessados podem fazer as inscrições, neste mês, por meio do link AQUI

* Estagiária sob a supervisão de Juliana Oliveira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação