INCLUSÃO

CCBB recebe Festival Internacional de Filmes sobre pessoas com deficiência

Festival Internacional de Filmes Assim Vivemos chega a Brasília em outubro com 29 produções vindas de 14 países para abordar o protagonismo de pessoas com deficiência

Guilherme Domênico*
postado em 23/09/2021 18:06 / atualizado em 23/09/2021 19:12
Cena do filme 'Fale conosco', um dos selecionados para a mostra internacional -  (crédito: Divulgação)
Cena do filme 'Fale conosco', um dos selecionados para a mostra internacional - (crédito: Divulgação)

Um dos mais importantes eventos de cinema relacionados à deficiência e acessibilidade chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília no mês de outubro. O evento acontece em formato híbrido, com filmes sendo exibidos tanto presencial quanto virtualmente, além de debates. A mostra conta com curtas, médias e longas-metragens e apresenta uma seleção de 29 produções vindas de 14 países, sendo eles: Brasil, Estados Unidos, Rússia, Espanha, Argentina, Austrália, Canadá, Cazaquistão, Costa Rica, Holanda, Irã, Israel, Itália e Reino Unido.

Fernando Pozzobon, um dos curadores do projeto, explica sobre o processo de seleção para o festival. “Houve muita procura, foram mais de 1.100 filmes do mundo inteiro inscritos, aliás, a cada edição a procura tem aumentado muito. A curadoria selecionou 29 filmes e o importante é que as pessoas com deficiência estejam como protagonistas neles, que se expressem e sejam personagens ativos nos filmes. O público pode esperar abordagens sobre os diferentes tipos de deficiências", explica.

Ele acredita que o público experimentará grandes momentos com os debates. "Neles, sempre convidamos pessoas com deficiências, diretores, participantes dos filmes e profissionais de saúde e inclusão", ilustra.

Antes de chegar ao CCBB Brasília, no dia 26 de outubro, o festival ainda passa por Rio de Janeiro e São Paulo. O cronograma, contendo todas as informações, horários e ingressos você encontra no site https://assimvivemos.com.br

 

*Estagiário sob a supervisão de Juliana Oliveira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação