LUTO

Morre vocalista e guitarrista da Placa Luminosa, 1ª banda a tocar no Rock in Rio 1985

O grupo tinha como líder e guitarrista José Ribamar do Nascimento, o Ribah, que, aos 71 anos, morreu ontem, às 19h, no hospital de campanha do Gama

» Irlam Rocha Lima
postado em 14/10/2021 22:12
 (crédito: Arquivo/CB/D.A Press)
(crédito: Arquivo/CB/D.A Press)

A primeira banda a se apresentar no histórico Rock in Rio de 1985 foi a brasiliense Placa Luminosa, que à época acompanhava Ney Martogrosso, responsável pelo show de abertura. O grupo tinha como líder e guitarrista José Ribamar do Nascimento, o Ribah, que, aos 71 anos, morreu ontem, às 19h, no hospital de campanha do Gama, vítima da covid 19. O músico, que ultimamente vivia entre São Paulo e Taguatinga, deixou cinco filhos.


Inicialmente, uma bem sucedida banda de baile, a Placa Luminosa surgiu no final da década de 1960. O nome veio do título de uma canção com a qual o cantor e compositor Clodo Ferreira venceu o primeiro festival do Ceub em 1972. A banda classificou-se em segundo lugar no Festival dos Festivais, promovido pela TVGlobo, com Mira Ira; e ao longo da carreira lançou nove discos e um DVD, além de acompanhar, em gravações grandes nomes da música popular brasileira, entre os quais Tim Maia, Jorge Benjor e César Camargo Mariano.


Nas vindas a Brasília, Ribah costumava se encontrar com Clodo Ferreira. "Éramos amigos desde a adolescência em Taguatinga, onde juntos aprendemos a tocar violão. "Antes da pandemia, chegamos a gravar um disco com 10 faixas,compostas em parceria". Antes eles haviam composto Feitiço Mineiro, gravado por Clodo no CD Gravura, de 2000.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação