Homem-Aranha: sem volta para casa

Homem-Aranha: Cinco informações necessárias antes de assistir o filme

Na expectativa para ‘Homem-Aranha: sem volta para casa’, o Correio elenca cinco fatos importantes que é necessário saber para entender o mais novo longa da Marvel

Pedro Ibarra
postado em 15/12/2021 18:29 / atualizado em 15/12/2021 18:32
 (crédito:  Marvel Studios/Divulgação)
(crédito: Marvel Studios/Divulgação)

Um dos filmes mais aguardados do ano, Homem-Aranha: sem volta para casa finalmente chega aos cinemas na próxima quinta (16/12). O longa rodeado de expectativas, principalmente no que diz respeito ao retorno de Tobey Maguire e Andrew Garfield aos trajes do super-herói que interpretaram, respectivamente, nas décadas de 2000 e 2010. Porém, o filme vai muito além das possíveis participações especiais e pode ser uma produção muito importante para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel (MCU).

O Correio elencou cinco informações que são importantes para o melhor entendimento do filme do cabeça de teia que chega aos cinemas nesta quinta-feira.

Qual o problema do filme?

O novo longa do teioso é uma consequência direta dos fatos do último filme, Homem-Aranha: longe de casa. No final do último filme todo o mundo fica sabendo a verdadeira identidade secreta do herói como Peter Parker. O jornalista J.J. Jameson, personagem de J.K. Simmons, revela em rede nacional que Peter veste a máscara e o jovem vai precisar lidar com o assédio e o perigo que essa revelação traz para ele.

Saturado desse problema, o protagonista vai atrás de Stephen Strange, o Doutor Estranho, vivido por Benedict Cumberbatch. A ideia do herói adolescente é apagar da memória das pessoas a informação de que ele é o Homem-Aranha. Contudo, algo dá errado no trabalho do Mago Supremo da Marvel e uma ponte para o multiverso é aberta.

O que é multiverso?

Conceito organizado nos quadrinhos com a série What if?, de 1977, multiverso é a noção de que existem universos paralelos e que de alguma forma personagens desses universos podem coexistir por meio de pontes entre essas linhas do tempo distintas. Dessa forma é possível uma realidade com outro Homem-Aranha, ou a apresentação de personagens como os X-Men e Quarteto Fantástico, ou até um lugar em que nos personagens que morreram estão vivos.

Essa será a primeira vez que este conceito será trazido para os cinemas, mas ele já foi apresentado no MCU. Na série Loki, o Deus da Mentira viaja pelas linhas do tempo e descobre a existência do multiverso. A ideia ainda será explorada também em lançamentos futuros da Marvel como Doutor Estranho no multiverso da loucura e a própria segunda temporada de Loki.

Quem são os vilões?

Por conta da abertura multiverso, os vilões de Homem-Aranha: sem volta para casa são históricos. O Doutor Octopus, interpretado por Alfred Molina, e o Duende Verde, vivido por Willem Dafoe, ambos conhecidos pela participação nos filmes estrelados por Tobey Maguire nos anos 2000, estão de volta. Assim como Jamie Foxx, que dá vida ao Electro nos longas em que o Homem-Aranha é Andrew Garfield. O Homem de areia e o Lagarto ainda farão participação mas como personagens de computação gráfica.


Por que o retorno dos Homens-Aranha antigos faz sentido?

Com a aparição dos vilões que marcaram o cinema nos anos 2000 e 2010, o raciocínio lógico e de pelo menos uma participação especial de Tobey Maguire e Andrew Garfield. Se, com a abertura do multiverso, foi possível que os vilões invadissem a realidade em que Peter Parker é Tom Holland, é possível que os heróis também consigam fazer o mesmo caminho.

Outro ponto que aumenta a expectativa para uma luta com os três aranhas juntos é a fala do Doutor Octopus no último trailer lançado. O vilão capitura o herói e ao tirar a máscara dele fala: “Mas você não é o Peter Parker”, em uma alusão direta a Tobey Maguire. Rumores de bastidores ainda apontam cenas gravadas por Andrew Garfield no set do filme.


O que o longa pode significar para o futuro da Marvel?

Além de um grande agrado aos fãs, o filme provavelmente representa uma mudança de curso no futuro da casa das ideias da Marvel. Com a possibilidade de trazer qualquer personagem para o cânone principal com a simples justificativa de que o multiverso existe, o MCU pode finalmente ter personagens como o Wolverine lutando ao lado dos Vingadores.

Sem contar com a significativa passagem de bastão que será um filme em que Tom Holland atua ao lado de seus antecessores no papel. O ator, que confirmou na CCXP que ainda há muitos planos para o Homem-Aranha ganha ainda mais força e consistência com esse super-herói, que é um dos mais populares entre os fãs de quadrinhos.

Trailer de Homem-Aranha: sem volta para casa


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação