Cinema

'Medida provisória', longa dirigido por Lázaro Ramos, ganha teaser

Trama se passa num futuro distópico no qual o governo brasileiro obriga cidadãos negros a voltar para a África; O filme passa por dificuldades de aprovação com a Ancine

Correio Braziliense
postado em 15/12/2021 20:06 / atualizado em 16/12/2021 11:02
 (crédito: Elo Company/Pipoca Moderna/Divulgação)
(crédito: Elo Company/Pipoca Moderna/Divulgação)

Medida provisória, filme de estreia de Lázaro Ramos como diretor, ganhou seu primeiro teaser nesta segunda-feira (10/12), divulgado pelo próprio ator nas redes sociais. Baseado na peça Namíbia, não!, de Aldri Anunciação, a trama se passa num futuro distópico no qual o governo federal decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a voltar para o continente africano, como forma de "reparação histórica" pelo passado escravocrata.

Contudo, o filme encontra sérias dificuldades junto à Agência Nacional do Cinema (Ancine) para chegar aos cinemas nacionais. Em um comunicado divulgado à imprensa nesta quarta-feira (15/12), a agência informou que o filme estaria “em fase de análise do pedido de investimento para a sua distribuição em salas de cinema”.

"Esta situação gera profunda insegurança jurídica para as produtoras e distribuidoras envolvidas, pois a ausência de uma posição da Ancine impede que sejam tomadas as medidas necessárias para divulgação do filme e, consequentemente, para definição da data de lançamento comercial em cinemas no Brasil", afirmou a produção, em nota.

O longa, que já passou por dezenas de festivais internacionais, tem em seu elenco nomes como Seu Jorge, Taís Araujo, Alfred Enoch (Harry Potter), Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier e Emicida. Ainda sem data de estreia no circuito comercial, o filme ser eáxibido no Festival do Rio em 15 e 16 de dezembro.

Assista a seguir ao trailer oficial de Medida provisória.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação