Festival

Glastonbury terá Billie Eilish como headliner mais jovem da história

Cantora se une a Diana Ross, Paul McCartney e Kendrick Lamar no festival que ocorre neste ano entre os dias 22 e 26 de junho

Guilherme Domênico
postado em 04/03/2022 17:31 / atualizado em 04/03/2022 17:31
Palco Pyramid -  (crédito: OLI SCARFF)
Palco Pyramid - (crédito: OLI SCARFF)

Billie Eilish será a mais jovem headliner da história do Glastonbury, que recentemente completou 50 anos de existência. A cantora subirá ao Pyramid Stage aos 20 anos e seis meses de idade. Dos últimos dois anos para cá, o festival cancelou sua edição de 2020, promoveu uma on-line em 2021 e agora está de volta ao formato presencial.

Os line up sofreu alterações devido ao confronto na agenda de alguns artistas. Taylor Swift, que seria headliner na edição de 2020, não pode participar neste ano. “Taylor educadamente negou [o convite] quando ela foi contatada porque o timing simplesmente não é o certo no momento”, explicou uma fonte ao jornal britânico The Sun. “Ela tem álbuns antigos que ainda está trabalhando na regravação e finalizá-los é seu foco”.

Anderson Paak & the Free Nationals, Banks, Dua Lipa, FKA Twigs, Lana Del Rey, Camila Cabello e Gilberto Gil & Família são nomes que estavam presentes em 2020 mas que não estarão na nova edição. Entretanto, 2022 ganhou adições de peso: Doja Cat, Olivia Rodrigo, Foals, Leon Bridges, Lorde, Megan Thee Stallion e Robert Plant & Alisson Kraus são algumas das bandas e artistas que marcarão presença na Worthy Farm em junho.

Glass Animals, Metronomy, The Avalanches, Blossoms, Cate Le Bon, Clairo, Haim e Noel Gallagher´s High Flying Birds já estavam presentes em 2020 e permanecem como destaques da nova edição.

O festival, em decorrência de realocação de ingressos, esgotou rapidamente. Ele ocorre entre os dias 22 e 26 de junho na Worthy Farm, localizada em Pilton, condado de Somerset.

 

 

 

Conheça o Glastonbury

 

Primeiro cartaz do festival britânico Glastonbury
Primeiro cartaz do festival britânico Glastonbury (foto: Glastonbury/Divulgação)

O Festival Glastonbury de Performance das Artes Contemporâneas foi criado em 1970, pelo então jovem Michael Eavis. Alguns meses antes, Eavis havia frequentado um show do Led Zeppelin no antigo Bath Festival of Blues. Voltou para casa, se sentiu inspirado e um ano depois organizou um novo festival em uma fazenda que herdara de seu pai 15 anos antes.

O Pop Folk & Blues estreou dia 19 de setembro de 1970 na Worthy Farm, mesmo local que recebe o festival até os dias atuais. The Kinks foi o headliner do evento que custava 1 libra e oferecia leite de graça ao público, direto da fazenda. Mil e quinhentas pessoas acompanharam a primeira edição.

Com o passar dos anos, o público cresceu gradativamente e em consequência, o festival acompanhou esse processo. Em 1981 o nome se mudou para Glastonbury, como o conhecemos atualmente. Em sua última edição, em 2019, o festival recebeu cerca de 200 mil pessoas.

Em sua história, o Glastonbury recebeu diversos gigantes da música: David Bowie, The Smiths, The Cure, Lenny Kravitz, Velvet Underground, Bjork, Oasis, Radiohead, Sting, Bob Dylan, Manu Chao, Roger Waters, Rod Stewart, White Stripes, Jimmy Cliff, Amy Winehouse, Florence + The Machine e Arctic Monkeys fazem parte do quadro de participações no festival.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação