música

Em comemoração aos 80 anos de Caetano, Mú Carvalho lança 'Trem das cores'

Um dos fundadores e integrantes da banda pop 'A Cor do Som' está entre os artistas que inaugura temporada de homenagens e reverências a Caetano Veloso nas vésperas de seus 80 anos

Irlam Rocha Lima
postado em 15/03/2022 06:00
Mú Carvalho: primeira homenagem aos 80 anos de Caetano -  (crédito:  Martin Ogolter/Divulgação)
Mú Carvalho: primeira homenagem aos 80 anos de Caetano - (crédito: Martin Ogolter/Divulgação)

Caetano Veloso comemora 80 anos em agosto, mas as homenagens já começaram. A primeira delas vem de Mú Carvalho, um dos fundadores e integrantes da banda pop A Cor do Som, com Trem das cores, álbum solo de 10 faixas que traz o registro de composições do tropicalista. Gravado em 2021, durante a quarentena determinada devido à crise pandêmica, o disco acaba de chegar às plataformas digitais. O repertório reúne canções de diferentes estilos e fases da obra de Caetano, entre as quais os clássicos Alegria alegria — ouvida na abertura —, Coração vagabundo, Leãozinho, Oração ao tempo e Terra, às quais se juntam a pouco conhecida Tempo de estio e a que dá título ao trabalho.

"Desde a infância que a música de Caetano Veloso está presente em minha vida. Vejo Caetano como um artista muito sofisticado, tanto como letrista, quanto na criação melódica. Durante a pandemia, tendo um pouco mais de tempo disponível, pude ir para o piano e colocar o dedo em várias canções dele que, aos poucos fui selecionando", conta Mu. "Aí, surgiu a ideia de gravar este álbum, no qual contei com a participação de grandes músicos, como Jaques Morelembaum, Sidinho Moreira, Marlon Sette, Diogo Gomes e Jorge Continentino. A princípio, ia lançá-lo em dezembro, mas quando fui fazer a mixagem, soube que ele iria completar 80 anos em 2022 e decidi adiar. Acredito que é a primeira homenagem que ele recebeu pela data".

Já vem de décadas a relação musical do pianista, tecladista, cantor e compositor carioca com o inventivo artista baiano. Caetano presenteou a Cor do Som com duas canções: Beleza pura e Menino Deus, registradas nos LPs Frutificar e Magia Tropical, lançados em 1979 e 1982, respectivamente. O compositor e o grupo trabalharam juntos em trilhas sonoras de dois filmes: o blockbusters A dama da lotação e o documentário Nas ondas do surfe — ambos de 1978.

Filho de pai e mãe musicistas, irmão de Dadi Carvalho (ex-Novos Baianos, baixista de Marisa Monte e fonte de inspiração de Caetano Veloso ao compor Leãozinho), Mu iniciou a carreira no grupo Semente, ao lado de Cláudio Nucci, Cláudio Infante e Zé Luiz; e tocou nas bandas de Jorge Ben Jor e Moraes Moreira. Com seis discos solos lançados, foi contratado pela TV Globo por 28 anos, sendo responsável por trilhas sonoras de novelas e séries da emissora — incluindo a de Um lugar ao sol — atualmente em cartaz.

Trem da cores

Álbum de Mú Carvalho com 10 faixas

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação