Música

Casa do Cantador em Ceilândia recebe o Clima de Arraial

O evento acontece neste sábado (5/05), com muito forró raiz e o melhor da comida típica de festa junina

Giovanna dos Santos
postado em 06/05/2022 06:00
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Para os amantes do forró e da festa junina, o mês de maio já começa em clima de festa. A Casa do Cantador da Ceilândia Sul recebe, neste sábado, às 19h, o Clima de Arraial, que promete uma noite repleta de cantoria e comida gostosa. Assim que os eventos presenciais puderam ser retomados, a casa tem promovido a festa forrozeira. Dividida em três edições, foi realizada uma vez por mês: a primeira, em 25 de março; a segunda, em 16 de abril; já a terceira e mais recente edição toma conta do próximo sábado.

A cantoria da noite ficará por conta do Trio Pernambuco, Trio Os Brasas do Nordeste, Luizão do Forró e do forrozeiro Anastácio Oliveira, sendo o último o idealizador do evento. Segundo o coordenador geral do Clima de Arraial, Marques Célio, a ideia do projeto tomou forma em 2019, com o objetivo de dar continuidade a uma sequência de forró que já acontecia na Casa do Cantador, o Sabadão do Forró.

O evento rodou pelo local por quase 8 anos, e reuniu um público fiel que crescia a cada fim de semana. O Sabadão precisou ser pausado devido à mudança de direção da casa em 2019 e, com a pandemia no ano seguinte, o projeto Clima de Arraial não pôde seguir em frente. Contudo, a proposta de Anastácio Oliveira finalmente se tornou realidade este ano. “O evento é apoiado pelo FAC (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal) e criado por produtores culturais da cidade”, afirma Anastácio. “O FAC já me ajudou muito. Em 2016, gravei um álbum e também recebi o apoio financeiro do Fundo”, acrescentou.

Os forrozeiros assíduos podem esperar uma decoração caprichada na Casa do Cantador, com bandeirinhas coloridas de festa junina e barraquinhas da culinária típica tão adorada desta época festiva. O grande diferencial, como sempre, será a música: “Cada trio tem uma hora de apresentação, e fazemos de tudo para agradar o público com um repertório cheio de canções”, disse Anastácio. A sanfona, o triângulo e a zabumba encherão os ouvidos dos presentes durante as apresentações tradicionais ao vivo.

Segundo Marques Célio, o Clima de Arraial tem a peça fundamental de apresentar, aos amantes do forró raiz, a oportunidade de se divertir nos sábados em que são executadas cada edição. “Estamos cada vez mais empenhados em fazer propostas ao FAC e buscar recursos para que possamos usar projetos que venham a cultivar a execução do forró raiz, por meio dos nossos músicos dedicados, da forma que ele foi reconhecido como patrimônio cultural e material do povo brasileiro”, conclui o coordenador.

SERVIÇO

Sábado 7/05, às 19h
Casa do Cantador - QNN 32, Área Especial G, Ceilândia Sul
Atrações: Trio Pernambuco, Trio Os Brasas do Nordeste, Luizão do Forró e do forrozeiro Anastácio Oliveira.
Entrada franca

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação