MÚSICA

Milton Nascimento anuncia despedida dos palcos em vídeo emocionante

Cantor revelou que fará turnê apenas até o final de 2022, quando completa 80 anos de idade

Cecília Sóter
postado em 15/05/2022 15:15
 (crédito: JoaoCouto/divulgacao)
(crédito: JoaoCouto/divulgacao)

Milton Nascimento anunciou na noite deste sábado (14/5), durante participação no programa Altas Horas, que se despede dos palcos em 2022. Nas redes sociais o cantor compartilhou um vídeo emocionante sobre sua relação com a música.

O músico revelou no programa de Serginho Groisman o porquê da decisão de parar de fazer shows, mas garantiu que não abandonará a música.

"Solto a voz na estrada desde os 13 anos. Minha música me levou aos quatro cantos do mundo em seis décadas. Me tornei cidadão do mundo sem deixar de ser brasileiro. Este ano completo 80 anos e essa turnê marcará minha despedida dos palcos. Da música jamais", disse ele no Altas Horas.

No canal do Youtube do cantor, em um vídeo narrado por ele mesmo, Milton fala sobre sua trajetória na música.

"Eu me considero o mais 'mineiro' de todos os cariocas", afirma o músico ao relembrar que foi em terras mineiras onde começou sua carreira. "Foi em Minas onde tive o maior encontro da minha vida: o encontro com a música", diz o compositor no início do vídeo.

Milton recorda também dos "gigantes" da música nacional com quem "cruzou o caminho", citando Tom Jobim, Elis Regina, Agostinho dos Santos, Quincy Jones e Eumir Deodato. "[Eles]me ajudaram a levar minha música para o mundo", afirma.

Ele fala também sobre as amizades que todos os anos de estrada lhe proporcionou. "Eu costumo dizer que sem as amizades minha vida jamais teria sido o que é. E nem a minha carreira", declarou Milton.

O artista lembrou os 42 álbuns lançados, entre eles nove indicações ao Grammy — desses, cinco ele levou para casa. As parcerias internacionais com Herbie Hancock, Wayne Shorter, Mercedes Sosa, Pat Metheny, James Taylor, Cat Stevens, Bjork, Duran Duran e Paul Simon também foram recordadas. "Me tornei cidadão do mundo sem deixar de ser Brasileiro", se orgulha.

Assista ao vídeo:

A turnê de despedida de Milton Nascimento, intitulada de Última Sessão de Música, passará por todo o país até o fim de 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação