Design gráfico e fotografia

Rui Faquini e Estúdio Bola ganham exposição em espaço dedicado ao design

O espaço vai reunir pelas de mobiliários dos arquitetos e designers Flavio Borsato e Mauricio Lamosa, além da exposição 'Variantes', com recorte da obra do fotógrafo Rui Faquini

Correio Braziliense
postado em 18/05/2022 17:15 / atualizado em 18/05/2022 17:15
Fotografia de Rui Faquini presente na exposição Variantes -  (crédito: Rui Faquini )
Fotografia de Rui Faquini presente na exposição Variantes - (crédito: Rui Faquini )

Uma exposição do Estúdio Bola reúne peças dos premiados arquitetos e designers Flavio Borsato e Mauricio Lamosa a partir desta quinta-feira (19/5) na Hill House. O mezanino do estabelecimento, localizado no shopping CasaPark, vai reunir sofás, poltronas, cadeiras, mesas, estantes, aparadores, luminárias, móveis para áreas externas e complementos.

No mesmo dia, o espaço também dá início à mostra Variantes, com recorte da obra do fotógrafo Rui Faquini nos últimos 50 anos, com curadoria colaborativa de Wagner Barja e Valéria Pena-Costa. A visitação ao showroom, que tem 360 m², ocorre de segunda-feira a sábado das 10h às 22h.

Sofá Lego e poltrona lala, peças da mostra do Estúdio Bola no showroom Hill House
Sofá Lego e poltrona lala, peças da mostra do Estúdio Bola no showroom Hill House (foto: Divulgação )

Estúdio Bola

Criado em 2002 pelos arquitetos paulistas Flavio Borsato e Mauricio Lamosa, o estúdio é representado pela Hill House em Brasília. “Desenho autoral e simplicidade formal” são algumas das principais diretrizes para as criações do Bola, que busca a isenção de tendências e modismos a fim de obter resultados atemporais, o que eleva a vida útil das peças. A dupla já foi laureada com o Prêmio Museu da Casa Brasileira, que revela e consagra profissionais do segmento do design gráfico brasileiro.

Variantes

A exposição com parte das produções do renomado fotógrafo Rui Faquini estará disponível até 16 de julho. Os curadores mergulharam no vasto acervo do artista e selecionaram fotos feitas desde 1969, no Japão, até as mais recentes, durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas de 2015, ocorrido em Palmas (TO).

Faquini já produziu e participou de vários livros de fotografia, entre eles A história da terra e do homem no Planalto Central, de autoria de Paulo Bertran, (SOLO Editores, 1994); Brasil 500 pássaros, feito pela Eletronorte em comemoração aos 500 anos do Brasil; e Jardins de Ney Ururahy (Arc Editora, 2012).

Rui, que é fotógrafo freelancer, foi diretor do Espaço Cultural Renato Russo, entre 2007 e 2010. Em 2000, recebeu a Comenda de Honra ao Mérito Cultural do Distrito Federal e, em 2002, recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, outorgado pela Câmara Legislativa do DF.

Exposição Estúdio Bola e Variantes, de Rui Faquini 

A partir de 19 de maio. A exposição Variantes segue até 16 de julho. Visitações de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação