Artes

Ciclo de debate no Espaço Cultural Renato Russo reflete sobre pintura do DF

Conversa vai debater a descentralização da arte no eixo Rio de Janeiro e São Paulo com os artistas Thiago Martins, Rodrigo de Almeida Cruz e Ralph Gehre.

Correio Braziliense
postado em 19/05/2022 15:15 / atualizado em 19/05/2022 15:15
Ciclo de debates será realizado no Espaço Cultural Renato Russo -  (crédito:  Ivan Peixoto)
Ciclo de debates será realizado no Espaço Cultural Renato Russo - (crédito: Ivan Peixoto)

Nesta quinta-feira (19/5), a Galeria Tachotto&Co chega ao Espaço Cultural Renato Russo com um ciclo de conversas sobre pintura. O evento conta com a participação dos artistas Thiago Martins de MeloRodrigo de Almeida Cruz e Ralph Gehre, que vão conversar sobre a pintura fora do eixo Rio e São Paulo.

Essa é a primeira vez que a Galeria Tachotte&Co apresenta roda de conversa sobre pintura com artistas de Brasília e convidados. O projeto tem como objetivo fomentar as artes visuais da capital e estimular a propagação da cultura na cidade. A ideia é ampliar as discussões sobre a pintura contemporânea produzida no Distrito Federal, sempre com a participação de artistas que atuam também em outras regiões do Brasil.

Um dos principais temas debatidos pelos convidados é o desafio de descentralizar a circulação da arte contemporânea no Brasil. Na cena cultural existe uma curiosidade em relação à produção artística fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo, especialmente quando se trata de um novo olhar em relação à arte partindo do ponto de vista de colecionadores e agentes culturais, sempre de olho nas novas produções.

O artista Thiago Martins de Melo já esteve em bienais, prêmios e aquisições por grandes instituições como ICA Miami, MASP, Astrup Fearnley Museum of Modern Art em Oslo, Noruega, entre outros. Rodrigo de Almeida Cruz costuma se apoiar em leitura teórica e prática dos discursos que, historicamente, constituíram a “tradição pictórica”. O artista recebeu, recentemente, o prêmio Transborda Brasília — Prêmio de Arte Contemporânea. Ralph Gehre chegou a Brasília no início de 1962, dando início à sua carreira de artista plástico em 1980. O artista, que em muitos momentos também atua como curador, é figura fundamental para o desenvolvimento da pintura brasiliense, o que o permitiu acompanhar de perto a produção e crescimento de diversos pintores da capital.


Serviço:

1? Ciclo de conversas sobre Pintura

Acontece no dia 19/05 às 19:00 no Espaço Cultural Renato Russo, Asa Sul CRS 508 Bloco A - Brasília. Entrada gratuita. Mais informações nos Instagram:
https://www.instagram.com/tachotte.co/ https://www.instagram.com/espacoculturalrenatorusso/

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação