CONCERTO

Duzentos anos de Independência e música comemorados em grande estilo

Orquestra do Teatro Nacional, guiada pelo maestro Cláudio Cohen, apresenta, hoje, outras obras clássicas compostas por Dom Pedro I

Pedro Almeida*
postado em 07/06/2022 06:00
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Brasília recebe hoje, a partir das 20h, um concerto em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. Com direção artística do maestro Claudio Cohen, a apresentação terá obras da época executadas pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS). O espetáculo será no Auditório Eber Vasconcelos da Igreja Memorial Batista, na 905 Sul. O ingresso é gratuito e deve ser retirado on-line.

Quando não estava às margens do Rio Ipiranga bravejando gritos de independência, Dom Pedro I gostava de se dedicar à música. Dos instrumentos da época, sabia tocar clarineta, fagote e violoncelo. A formação musical robusta, adquirida nas aulas com o Marcos Portugal, resultou em grandes obras assinadas pelo chefe da monarquia. Para celebrar os duzentos anos de independência do Brasil, a Orquestra do Teatro Nacional, guiada pelo maestro Cláudio Cohen, apresenta, entre outras obras, clássicos escritos pelo antigo regente do Brasil. O ato também contará com obras de Malcolm Forest, brasileiro idealizador do projeto A jornada dos príncipes, do qual o Concerto de Independência faz parte. Como solista, o espetáculo recebe o pianista Álvaro Siviero.

Sobre a expectativa para a apresentação, o Maestro Cláudio Cohen está seguro sobre a presença do público: "Esperamos um grande fluxo de público, como sempre tem acontecido nos concertos da Orquestra Sinfônica desde o nosso início da temporada 2022 em fevereiro deste ano". Cohen, então, rememora os grandes atos da sinfônica nos últimos meses: "Em agosto de 2021, fizemos o concerto inaugural das celebrações do Bicentenário na reabertura da Concha Acústica de Brasília. Celebramos também o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 através de um concerto dedicado a Heitor Villa-Lobos no Museu da República. Temos buscado valorizar a nomeação de Brasília como Capital das Culturas Ibero-Americanas em 2022 através de diversos concertos voltados para esse tema".

Cláudio Cohen vê, para além da comemoração da data simbólica, uma importância no evento: "A importância consiste no resgate histórico das obras musicais produzidas no período, inclusive trazendo a importância da formação musical de Dom Pedro I para o desenvolvimento desta manifestação cultural no Brasil". Para completar, o maestro, que já dirigiu 50 orquestras em 20 países, comenta sobre o prazer de tocar no Brasil: "A emoção é de fato especial, sobretudo pela oportunidade de mostrar a força da cultura musical brasileira".

Concerto do bicentenário

Hoje, a partir das 20h, no Auditório Eber Vasconcelos da Igreja Memorial Batista - SGAS 905. Ingressos gratuitos mediante retirada no site www.sympla.com.br. 

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação