Chico Buarque

Entenda como Chico Buarque deu nome ao Radiohead

O nome surge após uma série de influências, o nome da banda Radiohead foi inspirado na canção dos Talking Heads, que se inspirou na expressão "Radio cabeça" da música 'O último blues' de Chico Buarque

Correio Braziliense
postado em 27/06/2022 17:48
 (crédito: Leo Aversa/Divulgação)
(crédito: Leo Aversa/Divulgação)

O nome de uma das grandes bandas de rock alternativo, o Radiohead, saiu, indiretamente, de uma música de Chico Buarque. O brasileiro contou a história em uma entrevista à revista Rolling Stones e disse que já brincou com Phil Selway, baterista da banda britânica, sobre o assunto. Durante um jogo beneficente, onde ambos estavam no banco de reservas, o cantor disse "não fica aí de cara feia porque o nome da sua banda é roubado de uma música minha". 

A música que originou o nome do Radiohead foi O último Blues, lançada por Chico Buarque em 1985, na faixa, existe um personagem que vê uma mulher dançando blues em seu quarto. Por ocorrer na imaginação, Chico diz que a cena acontece na “Rádio Cabeça”. David Byrne, vocalista da banda Talking Heads, amou a expressão e no ano seguinte ao lançou a música Radio Head (Radio= Rádio e Head = Cabeça) como parte do disco True Story.

Cinco anos depois, uma banda inglesa, chamada “On a Friday”, começou a fazer sucesso e a gravadora pediu para os integrantes mudarem o nome do grupo. Inspirados pela música dos Talking Heads, a banda escolheu Radiohead, levando de forma indireta, a influência do cantor brasileiro com a banda.

Chico Buarque contou em entrevista a Rolling Stone que já brincou sobre com o baterista da banda, Phil Selway, em um jogo beneficente, onde ambos estavam no banco de reservas e ao se preparar para entrar em campo o cantor disse "Escuta, não fica aí de cara feia porque o nome da sua banda é roubado de uma música minha."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação