Famosos

Toni Garrido reflete sobre a mulher negra: "A sociedade massacra"

O cantor Toni Garrido falou também sobre situações em que foi alvo de injúria racial

Cecília Sóter
postado em 28/07/2022 11:08
 (crédito: Reprodução/Internet
)
(crédito: Reprodução/Internet )

O cantor Toni Garrido, 54 anos, relembrou durante participação no podcast Lá no Pod, comandado pelas atrizes Monique Curi e Cláudia Lira, situações em que foi alvo de injúria racial e refletiu sobre a condição da mulher negra na sociedade.

Toni Garrido contou que foi criado por Ofélia Garrido, patroa da mãe e que o considerava e o apresentava como filho. "Quando tinha 5 anos, não tinha preto morando na Zona Sul [do Rio de Janeiro]. O preto era o filho da empregada. Jogava bola nos morros, mas não estudava nos morros", afirmou Toni.

O artista relatou um episódio de injúria racial sofrido quando ainda era criança. "Uma mulher me pediu para sair do elevador e eu, gentilmente, saí", contou.

Ao comentar sobre o caso com Ofélia, ela decidiu prestar queixa contra a vizinha. "Foi a única vez em que estive numa DP", completou o cantor.

Na oportunidade, Garrido refletiu sobre o preconceito vivido pelas mulheres negras no Brasil e apontou problemas enfrentados por elas.

"O menino preto vai jogar bola, fazer alguma coisa, e começa a querer as meninas brancas e larga a preta. O que acontece na sequência? As mulheres pretas começam a ser o alvo visual dos meninos brancos. É aquela sexualização porque elas são gostosas, porque elas têm curvas, mas eles não as assumem porque as famílias são racistas, porque a sociedade vai massacrar. A sociedade massacra", desabafou.

Nesse sentido, ele ainda opinou sobre o tapa na cara dado por Will Smith em Chris Rock, durante a cerimônia do Oscar 2022. Para ele, se fosse uma mulher branca, a comoção seria diferente.

"Talvez, se fosse em defesa uma mulher branca, o mundo se comovesse muito mais. Somos todos civilizados, a brincadeira sem graça que ele fez, você tem toda a postura do mundo de inclusive falar e acabar com aquele momento dele, se pronunciar, porque somos artistas e somos pessoas. Agora qualquer um, se sentindo com motivo, errou, dando aquele tapa no outro", finalizou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação