Jô Soares

Relembre 5 personagens marcantes de Jô Soares na TV; veja fotos

'O Reizinho', 'Capitão Gay', 'Zezinho', 'Vovó Nana' e 'Coronel Pantoja' são alguns das dezenas de personagens de sucesso de Jô Soares

Correio Braziliense
postado em 05/08/2022 12:42 / atualizado em 05/08/2022 12:46
 Crédito: Arquivo CB/Divulgação. Apresentador Jô Soares, durante cena do seu programa Viva o Gordo.        Caption  -  (crédito:  Arquivo CB/Divulgação)
Crédito: Arquivo CB/Divulgação. Apresentador Jô Soares, durante cena do seu programa Viva o Gordo. Caption - (crédito: Arquivo CB/Divulgação)

O ator, humorista, apresentador e escritor Jô Soares, que morreu aos 84 anos na madrugada desta sexta-feira (5/8), colecionou diversos personagens que marcaram os quase 60 anos em que atuou na televisão.

Entre os principais, pode-se destacar exemplos como O Reizinho, um monarca indeciso que contava com a ajuda da corte para as decisões do reino. Atuando de joelhos, o sucesso do personagem fez com que 'Sois reis, sois reis' virasse um bordão no país.

também criou o super-herói Capitão Gay, que defendia os fracos e oprimidos, e fez com que o jingle do astro ficasse nas mentes dos telespectadores: 'Ele é o defensor das minorias/ E é sempre contra as tiranias/ É um avião, um passarinho sem rabicho?/ Ou se parece mais com outro bicho?/ É o Capitão gay/ Gay, gay/ Capitão Gay'.

  • Jô Soares caracterizado como 'Vovó Nana' Acervo Grupo Globo
  • Jô Soares e Chico Anysio caracterizados como Coronel Pantoja e Coronel Bezerra Acervo Grupo Globo
  • Jô Soares (Zezinho) e Magda Cotrofe em 'Viva o Gordo' Acervo Grupo Globo
  • Jô Soares como O Reizinho Arquivo CB/Divulgação
  • Jô Soares como Capitão Gay CEDOC/ TV Globo

Com Zezinho, o telespectador que aparecia no fim de cada edição debochando do programa, ele conseguiu antecipar uma tendência atual do humor feita por Marcelo Adnet, Tatá Werneck e Fábio Porchat em Tá no ar: A TV na TV, da Globo, e Tudo pela audiência, no Multishow, que é a televisão rindo de si.

Com Vovó Nana, uma velha corcunda e meio surda que sonhava com uma vaga na televisão, Jô abordou o etarismo ao sugerir uma personagem idosa como destaque TV.

E Coronel Pantoja, um fazendeiro do interior que odiava o vizinho Coronel Bezerra, interpretado por Chico Anysio, mas fingiam ser vizinhos cordiais durante conversas na varanda.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação