Filme globoplay

‘Eduardo e Mônica’, de René Sampaio, pode concorrer ao Oscar 2023

Filme inspirado na canção de Renato Russo estreou no Globoplay na sexta-feira (29/7) e já lidera a lista dos mais assistidos no streaming.

Correio Braziliense
postado em 05/08/2022 15:14 / atualizado em 05/08/2022 15:15
Mônica (Alice Braga) e Gabriel Leone (Eduardo) abraçados. -  (crédito: Eduardo e Mônica/Divulgação)
Mônica (Alice Braga) e Gabriel Leone (Eduardo) abraçados. - (crédito: Eduardo e Mônica/Divulgação)

O longa Eduardo e mônica, do diretor brasiliense René Sampaio, pode chegar ao Oscar 2023 caso a comissão da Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais indique a produção. O filme chegou ao Globoplay na última sexta-feira (29/7) e é o líder da lista dos mais assistidos na plataforma, seguido por Fala sério, mãe! e Turma da mônica: laços. Finalizado desde 2020, Eduardo e mônica estreou nos cinemas brasileiros apenas em janeiro de 2022 e acumula prêmios de renomados festivais internacionais.

Para o diretor e para toda a equipe, a insistência em esperar o momento pandêmico passar, ou pelo menos melhorar, era crucial para poder lançar o filme nos cinemas. Muitas ofertas foram feitas por empresas que desejavam obter a exclusividade do filme em streaming, mas René Sampaio estava decidido de que o melhor caminho para a estreia de Eduardo e mônica era o cinema. Para ele, o streaming pode dispersar o espectador a qualquer momento, enquanto, no cinema, a pessoa só sai da sala se o filme for muito ruim.

Dito isso, após a espera de quase dois anos, o longa conseguiu estrear com muito sucesso no primeiro semestre e agora se encontra disponível no Globoplay, onde está enquadrado como o filme mais visto na última semana e tem alta expectativa para concorrer ao Oscar 2023. Antes mesmo de estrear, Eduardo e mônica passou pelo Festival Internacional de Cinema de Miami e pelo Edmonton, no Canadá. Neste último, a produção venceu o prêmio de Melhor Filme. Com exibições em França, Portugal, Estados Unidos e outros, Eduardo e mônica empolga o público e deixa grande expectativa para a indicação da Academia ao Oscar.

Essa é a segunda vez que René trabalha com a produtora Bianca De Felippes, mais uma vez em um filme inspirado nas músicas de Renato Russo. Eduardo e mônica, assim como na letra da música, conta a história de dois jovens que se encontram, de forma aleatória, em uma festa na Brasília da década de 1980. Os dois se apaixonam e precisam lidar com as diferenças que carregam. Eduardo (Gabriel Leone) é neto de um conservador. Mônica (Alice Braga) filha de um exilado político. Ele ainda novo e inexperiente, ela sempre a um passo à frente. O conflito de personalidade leva ambos a precisarem amadurecer para conviverem um com o outro.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação