Luto

Em depoimento ao Correio, Fábio Porchat agradece a Jô Soares

Foi o mestre Jô Soares quem deu a primeira oportunidade televisiva para Fábio Porchat, hoje um dos grandes nomes do humor contemporâneo brasileiro

Ricardo Daehn
postado em 05/08/2022 15:41 / atualizado em 05/08/2022 15:41
Fábio Porchat foi impulsionado no audiovisual por Jô Soares -  (crédito:  GNT/Divulgação)
Fábio Porchat foi impulsionado no audiovisual por Jô Soares - (crédito: GNT/Divulgação)

Uma referência absoluta na vida de Fábio Porchat, Jô Soares, ainda no início dos anos 2000, trouxe a primeira oportunidade televisiva do ator, agora projetado nas telas com muita verve de humor de stand-up comedy no longa O palestrante, recém-lançado nos cinemas. Em vídeo enviado ao Correio, o ator reflete sobre a gigante perda: "O Brasil sem o Jô é um Brasil sem graça. Um Brasil em preto e branco, é um Brasil sem força. O Jô é um dos maiores gênios da comédia que a gente tem. Ele transformou a vida de muita gente não só pelo seu humor, ele abriu as portas do programa dele para o mundo. Comediantes ou não, famosos ou anônimos. Ele era meu YouTube da época. O que acontecia no programa dele, acontecia no país. Jô sempre foi um exemplo de pessoa engraçada, brilhante, extrovertida, e generosa".

Dentro da carga de generosidade ofertada pelo mestre, Porchat — em set de filmagem, quando do depoimento — rememora os desdobramentos de ter aparecido numa esquete no programa de Jô Soares, no qual, a pedido de uma chance, interpretou os personagens de Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres). "Quando penso no Jô, hoje, penso em todas as noites que eu ia dormir tarde, por conta dele. Penso em todas as risadas que dei. Penso em todas as pessoas que eu conheci, por meio do Jô. Eu pessoalmente, devo muito a ele: foi o cara que me fez descobrir que fazer os outros rirem é uma missão, uma função primordial, ainda mais num país como esse". Porchat conclui: "Obrigado, obrigado por tudo".

Jô Soares morreu na madrugada desta sexta-feira (5/8), aos 84 anos, após alguns dias internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação