Música

Duo Elení e Chico apresenta show Conexão Brasília-Gênova em Taguatinga

Dupla formada pela pianista Elení Fagundes e pelo violeiro Chico Nogueira se apresenta no Centro Cultural Sesi de Taguatinga, a partir das 20h

Giovanna dos Santos
postado em 31/08/2022 16:23 / atualizado em 31/08/2022 16:23
 (crédito: Victor Ghiorzi/Divulgação)
(crédito: Victor Ghiorzi/Divulgação)

Na quinta-feira (1º/9), o Duo Elení & Chico sobe ao palco do Centro Cultural Sesi de Taguatinga com o show Conexão Brasília-Gênova, a partir das 20h. Com entrada franca e classificação indicativa livre, o espetáculo destaca o diálogo entre a música brasileira e a italiana, a partir da influência do compositor Fabrízio de André.

Formado pelos artistas Elení Fagundes e Chico Nogueira, o duo originou-se dos interesses musicais que ambos compartilham. Elení é pianista e cantora soprano, cujo repertório extenso reúne trabalhos de canto em diversos corais pelo Brasil, direção musical de espetáculos e até lançamento de álbum autoral (Razón de vivir). Já Chico é cantor barítono, compositor e músico autodidata. Realizou shows por diversos países, participou de musicais e da trilha sonora e narração do filme Maio nosso maio. Conhecidos de longa data,os artistas são casados há quase um ano.

A ancestralidade italiana de Chico e a paixão de ambos por viajar possibilitou ao casal a experiência de realizar turnê na Itália, onde acabaram conhecendo o nome Fabrízio de André (1940-1999). O cantor e instrumentista italiano costumava cantar histórias de revolucionários e de grupos discriminados socialmente, fato que despertou o interesse e admiração de Elení e Chico.

“Fabrízio é uma espécie de Chico Buarque da Itália, dono de harmonias geniais e de uma poesia muito ligada a populações mais carentes e grupos discriminados”, explicou Chico ao Correio. “Por mais que a música dele seja muito comprometida com a própria cultura, é também muito universal, dialoga com a realidade do mundo inteiro. Fabrízio é um grande tradutor das possibilidades infinitas que a música traz pra gente”, adiciona o artista.

Conexão Brasília-Gênova encherá os ouvidos do público com harmonias do piano e da viola caipira, a partir de um repertório com seis músicas de Fabrízio de André e seis de autoria de Chico Nogueira. A professora e atriz Débora Aquino dirige o espetáculo, que conta ainda com a participação especial da dançarina Clara Abreu com a performance em duas músicas. A percussão do show ficou ao encargo de Marcos Ramalho.

“O encontro proporciona a descoberta de sonoridades que revelam a beleza da música de todos os lugares do mundo”, contou Chico. Segundo o artista, ele e a esposa já desembarcaram em uma ampla leva de países, sempre com o desejo de se integrar à música local. O projeto é resultado da intimidade e afinidade que possuem com a cultura italiana. Na base da música ocidental está a música italiana, muitas obras ocidentais foram escritas originalmente em italiano. Daí a importância de resgatar a musicalidade desse país”, conclui.

SERVIÇO
Espetáculo Conexão Brasília-Gênova com Duo Elení e Chico
O show ocorre na quinta-feira (1º/9), às 20h, no Centro Cultural Sesi de Taguatinga. Entrada franca e classificação indicativa livre.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação