SHOW

Brasília recebe a música caipira com Encontro de Violas e Violeiros

A 20ª edição do Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília está de volta e percorrerá cidades como Brazlândia, Ceilândia e Planaltina.

*Evellyn Paola
postado em 10/06/2022 06:00
 (crédito: Luiz Fernandes)
(crédito: Luiz Fernandes)

A 20ª edição do Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília está de volta e ocorre nesta sexta-feira (10/6) e sábado (11/6), após dois anos sem o tradicional evento em decorrência da pandemia. Os shows percorreram cidades como Brazlândia, Ceilândia e Planaltina. Neste ano, a festa será na Praça dos Estados da Candangolândia, trazendo um reencontro entre o público e a promoção de artistas locais e nacionais da música caipira, com shows gratuitos a céu aberto.

Além dos shows, o evento traz exposições e uma feira gastronômica na programação, com a mistura da cultura regional dos rincões do país e de seus artistas. Nesta edição, o encontro adota o estilo híbrido de atividades, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Clube do Violeiro Caipira. O idealizador, produtor do evento e violeiro, Volmi Batista, evidencia a saudade do encontro, e revela que esta edição apresenta novidades que prometem. A intenção é "aproximar o passado, relembrar vivências e referências que guardamos com carinho na memória". Segundo ele, "o encontro tem a responsabilidade de cuidar da cultura caipira de raiz, genuína e viva".

Também violeiro, Volmi Batista destaca que o público pode esperar muita música, canções que representem a cultura popular brasileira.  "Teremos uma exposição de elementos da cultura caipira, que a gente vem coletando durante esses quase 30 anos do Clube do Violeiro, serão expostas cerca de 200 a 300 capas de LPs de todos os tempos da música caipira e também uma exposição de pintura naif, uma pintura feita por artistas amadores, que é a primeira vez que participam do encontro", explica o músico. 

Este ano, o evento, que recebe recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF, ocorre, excepcionalmente,  no mês de junho — tradicionalmente ocorre em julho. 

A proposta é promover uma retrospectiva dos encontros realizados anteriormente, trazendo, em sua programação, a participação de artistas considerados patrimônios da cultura e da música caipira, além da cena cultural atual. Hoje, na noite de estreia, o público terá apresentações de Volmi Batista, Jacarandá e Braúna, composta pelos amigos Ismar e Geraldo. A dupla Irmãs Barbosa vem para representar o lado feminino da música.

O encontro ocorre na Praça dos Estados (entrada da Candangolândia). Hoje, o evento começa às 18h, enquanto amanhã, começa a partir das 9h. A entrada é gratuita, com classificação livre, e conta com tradução em libras.

*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação