Literatura

Biblioteca na Ceilândia estimula leitura para crianças e adolescentes

Além de ler no local, os jovens também tem podem participar de oficinas de arte e de bate-papos com membros da equipe sobre os livros lidos

Correio Braziliense
postado em 28/09/2022 11:54 / atualizado em 28/09/2022 11:54
A Biblioteca fica localizada no Shopping Popular da Ceilândia -  (crédito: Richard Onofre)
A Biblioteca fica localizada no Shopping Popular da Ceilândia - (crédito: Richard Onofre)

Com nome inspirado na figura do coelho, muito usada na literatura em fábulas e contos, a Biblioteca Comunitária Roedores de Livros, localizada na Ceilândia, tem como objetivo estimular crianças e adolescentes da comunidade por meio da literatura.

A Biblioteca fica localizada no Shopping Popular da Ceilândia e a maioria dos frequentadores são filhos dos funcionários do Shopping e que agora conseguem passar o tempo esperando os país em contato com a literatura. No entanto, apesar de ter foco no público infanto-juvenil, pais e responsáveis também podem participar do projeto ao lado dos filhos. 

“Além de mostrar clássicos literários, o projeto tem como eixo central a interação entre as crianças”, explica Ana Paula Bernardes, funcionária da Secretaria de Educação do DF e idealizadora do projeto.

  • Biblioteca comunitária na Ceilândia estimula leitura para crianças e adolescentes Richard Onofre
  • Biblioteca comunitária na Ceilândia estimula leitura para crianças e adolescentes Richard Onofre
  • Biblioteca comunitária na Ceilândia estimula leitura para crianças e adolescentes Richard Onofre
  • Biblioteca comunitária na Ceilândia estimula leitura para crianças e adolescentes Richard Onofre

As crianças e adolescentes podem também fazer várias atividades no local como oficinas de arte e bate-papo com membros da equipe sobre os livros lidos. Além disso, podem usufruir de um acervo de mais de 5 mil livros.

O espaço existe há 15 anos e recebeu dois prêmios. Venceu o 16º Concurso FNLIJ Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura Junto à Crianças e Jovens de Todo o Brasil, em 2011, e levou a premiação de destaque no II Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura e Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, realizado em São Paulo, em 2008.

Saiba como conhecer

  • Local: Biblioteca Comunitária Roedores de Livros — Torre A – Entrada pelo piso superior
  • Horário de funcionamento: De quarta a sexta — das 9h às 12h e de 13h às 17h

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação