Exposição

Exposição sobre indígenas no Brasil retorna a Brasília com a 6ª edição

Com o tema ‘A arte do bem viver’, o projeto será apresentado pela Sociedade Nheengatu e Karioka Multimedia, no Memorial dos Povos Indígenas, a partir do próximo domingo (13/11).

Correio Braziliense
postado em 10/11/2022 10:53 / atualizado em 10/11/2022 10:54
Artefato exposto na quarta edição da Exposição Séculos Indígenas no Brasil. -  (crédito: Divulgação)
Artefato exposto na quarta edição da Exposição Séculos Indígenas no Brasil. - (crédito: Divulgação)

A Exposição Séculos indígenas no brasil — VI edição — Arte do bem viver desembarca no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, no domingo (13/11). De caráter didático, social e simbólico, o projeto será apresentado pela Sociedade Nheengatu e Karioka Multimedia, a fim de exprimir a imagem do indígena pelo próprio indígena. A exposição vai até 26 de fevereiro de 2023 e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada franca e livre.

Diante dos estereótipos acerca dos povos originários do Brasil, o objetivo da realização parte de oportunizar o aprendizado sobre uma cultura milenar. A intenção é propor um olhar moral e estético que vai desde os hábitos e modos de vida, até às artes e subjetividades indígenas, diferentemente do ponto de vista exclusivamente racional-cognitivo. Para isso, foram recolhidos materiais artísticos e documentais, como fotos, desenhos, filmes, textos, peças e objetos distintos.

Com a apresentação das duas sociedades de natureza indígena, o Séculos Indígenas no Brasil proporciona uma experiência de dentro da visão de mundo desses povos. A interação permite ao espectador contemplar a vivência indígena antes mesmo do primeiro estrangeiro pisar na terra tropical. A partir do diálogo, portanto, as sociedades acreditam desconstruir um pouco da visão deteriorada e estereotipada acerca da “imagem do índio”.

Destaques da VI Edição

Ao visitar o memorial, o público terá acesso a relatos exclusivos de personalidades indigenistas e da educação ambiental do país, como Darcy Ribeiro e José Lutzenberger. Além disso, toma espaço o 6° fórum de Atualizações sobre Culturas Indígenas, para os professores das redes de ensino de Brasília. O fórum reúne palestras, mesas de debates, laboratórios, apostilas, livros, jogos, filmes e documentários.

Sobre a Exposição Séculos Indígenas no Brasil

Em mais de 30 anos de caminhada, esta é a segunda vez que a capital federal recebe o projeto, a última foi em 2009. João Pessoa foi a última cidade a hospedar a exposição com a quinta edição, realizada em 2014. A iniciativa ocorre a partir de recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) e do Termo de Fomento da Secretaria de Cultura. Além deles, tem apoio da Secretaria de Educação, da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do NE, MG e ES (Apoinme), da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), da UNESCO e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Serviço:

Exposição Séculos indígenas no brasil — VI edição — A arte do bem viver
Visitação até 26 de fevereiro de 2023, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Memorial dos Povos Indígenas (Zona Cívico-Administrativa Em frente ao Memorial JK). Entrada franca. Classificação indicativa livre. Mais informações no contato (61) 3344-1155

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação