Música

Projeto explora a história da música de câmara no Brasil e no mundo

Projeto Estação Camerística cria espaços para pequenos e grande músicos apresentarem suas composições e interpretações musicais

Luíza Grecco Altoé*
postado em 04/04/2023 15:56 / atualizado em 04/04/2023 15:56
 (crédito: Divulgação )
(crédito: Divulgação )

Estreia nesta terça-feira (4/4) o projeto Estação Camerística do SESC Estação 504 Sul. O evento conta com apresentações de grandes músicos como a flautista Diana Mota e o violonista Álvaro Henrique, que convidaram Jaime Ernest Dias e Doni Alcântara. O projeto visa promover um espaço de apreciação e valorização da música camerística, caracterizada por ser apresentada com poucos músicos e em pequenos espaços, tornando a relação com o público mais íntima.

“Para essa apresentação, a gente quis transitar muito entre o erudito e o popular na escolha do repertório, então começamos com o Piazzola”, afirma Álvaro Henrique, um dos idealizadores do projeto.

História do Tango, de Astor Piazzolla, considerado um dos maiores compositores por unir música erudita e música popular argentina, é uma das músicas da apresentação. Bachianas Brasileiras nº 5 e Melodia Sentimental, de Heitor Villa-Lobos, também estão no repertório. Segundo Álvaro, a surpresa da noite será a união de Villa-Lobos com a bossa nova.

O projeto foi idealizado por Diana Mota e Álvaro ao notarem a dificuldade dos alunos e professores em começar e explorar a grandiosidade da música de câmera. Por mais que Brasília acolha e valorize esse estilo, muitos artistas ainda não tiveram a oportunidade de se apresentar juntos ou com novos instrumentos, pela exigência da elaboração de apresentações longas. “Montar uma apresentação do zero é muito cansativo, mas preparar 15 minutos é um prazer”, complementa.

Álvaro resume: “é uma porta de entrada para experimentações, para novos projetos, para que a gente acolha outros colegas e cada um mostre um ‘trailer’ do que eles estão desenvolvendo, do que ainda está em gestação e, certamente, no futuro, vai estar nos palcos”.

Explorar e desenvolver as nuances da individualidade de cada músico também é um dos objetivos do evento. Por isso, cada apresentação propõe algo diferente, com convidados diferentes. Ao longo de 2023, ocorrerão outras quatro edições. 

Serviço

Abertura do projeto Estação Camerística
Terça -feira (4/4), às 20h, no Teatro do SESC Estação 504 Sul. A contribuição é espontânea através do pix alvaroguitar@gmail.com.

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE