Obituário

Morre Palmira Onofre, ícone dos programas culinários do Brasil, aos 91 anos

A apresentadora conhecida como Vovó Palmirinha era também um dos marcos dos programas de culinária na TV

Correio Braziliense
postado em 07/05/2023 12:47 / atualizado em 07/05/2023 14:00
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

Morreu, neste domingo (7/5), a apresentadora Vovó Palmirinha, conhecida nacionalmente como um dos marcos dos programas de culinária na TV. A informação foi confirmada pela família dela via redes sociais. Ela deixa três filhas e genros, seis netos e seis bisnetos.

Segundo a família, ela esta internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril para tratar de um agravamento de problemas renais crônicos. A morte foi confirmada as 11h20 deste domingo. 

Ana Maria Braga lamenta morte de Palmirinha: "Mãe, amiga e irmã que a vida me deu"

Palmirinha era um dos ícones dos programas culinários do Brasil e era chamada de vovó por muitos fãs. "Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, amiguinhas e amiguinhos, como os chamava", diz o texto em homenagem à ela. 

Histórico marcante na TV

A primeira aparição dela na TV foi em 1994, aos 63 anos, ao participar de uma matéria do programa da Silvia Popovic, na TV Bandeirantes. Foi essa participação que a tornou conhecida por Ana Maria Braga que, na época, apresentava o Note e Anote na TV Record. Assim, Palmirinha foi convidada para apresentar um Café da Manhã, permaneceu lá por cinco anos.

Em 1999, foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o TV Culinária, onde trabalhou por onze anos. Depois, apresentou até 2015 o próprio programa, o "Programa da Palmirinha” no Bem Simples/FOX Life. 

O último trabalho dela na TV foi em 2019, como juradano reality Chef ao Pé do Ouvido, da GNT. Em toda a carreira, ela teve participações marcantes em vários programas brasileiros como: Programa do Jô, Mais Você, Altas Horas, Domingão do Huck, Conversa com Bial, The Noite, entre outros. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação