Jornal Correio Braziliense
Música

Xand Avião estreia nova fase com lançamento do álbum 'Perfume Caro'

Essa é a primeira faixa do álbum 1MPAR, que será lançado no segundo semestre de 2023. Nele, o cantor retoma o estilo de forró característico dos Aviões do Forró

O grande nome do forró começou o ano de 2023 de forma diferente. Após as nove participações musicais em 2022, Xand Avião dá início a uma nova fase com o lançamento da primeira faixa do álbum 1MPAR, constituído por sete músicas solo que retomam o forró característico da banda Aviões do Forró, grupo do qual fez parte até 2018. Perfume Caro já está disponível em todas as plataformas digitais de som e ganha videoclipe no YouTube nsta sexta-feira (12/5).

Com 21 anos de carreira e uma imagem nacional consolidada, Xand Avião acredita que chegou o momento de fazer o que gosta de verdade: forró. “Eu quis trazer um pouco da sonoridade que eu tinha em 2005, 2006, e acho que a gente conseguiu fazer isso. Agora, quero fazer música do jeito que acredito, do jeito que eu acho que vai dar certo, do jeito que meus fãs pedem”, comenta Xand em entrevista ao Correio.

O nome escolhido para o álbum, 1MPAR, está relacionado à sua singularidade sonora. Em resumo, a sanfona será bastante explorada junto de ritmos, batidas e sons inspirados na antiga Aviões do Forró. “Demos uma renovada nos Aviões do Forró de 2005”, explica.

Apesar da faixa preferida do artista ser a mais romântica, intitulada Toró, a primeira a ser liberada foi Perfume caro, escolhida pelas 100 pessoas reunidas no pocket show de divulgação do álbum, realizado em São Paulo. “Quem escolheu não fui eu, foi o público. Perfume caro foi uma coisa fora do normal, parecia que o povo tinha aprendido a música em casa”, comenta, animado.

Sobre os planos para o ano de 2023, Xand Avião adianta que a temporada de festas juninas será frenética, passando por 36 cidades em 30 dias. Vale lembrar que o lançamento do álbum nesse período foi estratégico, já que, por mais que o ritmo do forró esteja consolidado no Brasil, ele atinge ápice na época das comemorações de São João. Grandes festivais também fazem parte da agenda do cantor durante o ano. 

Xand Avião também atua no empresariado como gerenciador artístico, trabalhando com nomes em ascensão como Mari Fernandez, Zé Vaqueiro, Felipe Amorim e Nattan. “Um aprendizado que eu mais repasso pra minha galera é sempre buscar um aprimoramento pessoal. Ganância é uma coisa e ambição é outra”, diz. O cantor também é idealizador do maior festival de forró do país, Viiixe! Forró e piseiro, que passa por diversos estados brasileiros.

*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel