HOMENAGEM

Capoeiristas de Ceilândia recebem títulos de Doutor Honoris Causa

A Ordem dos Capelães reuniu mestres e representantes culturais para a cerimônia de outorga, em São Paulo

Mestranda Benguela em roda de capoeira -  (crédito: Instituto Mãe África)
Mestranda Benguela em roda de capoeira - (crédito: Instituto Mãe África)
postado em 16/04/2024 17:30

A Faculdade de Capelania da Ordem dos Capelães do Brasil concedeu ao Mestre Mancha e à Mestranda Benguela o título de Doutor Honoris Causa. O título é um reconhecimento pelos quase 30 anos de serviços à comunidade da Ceilândia e Sol Nascente e pela luta pela valorização da capoeira.

Edmilson José de Souza, Mestre Mancha, já ensinou mais de mil crianças e jovens. Em 1998, recebeu um prêmio da UNESCO por seu trabalho no Centro de Ensino Médio 11 da Ceilândia, onde leciona até hoje. Suelen Saboia Cardoso, Mestranda Benguela, trabalha com a pedagogia da capoeira ensinando em oficinas e escolas pelo DF. Juntos há mais de 20 anos, lutam pela valorização da capoeira e de outras manifestações afro-brasileiras na periferia.

A cerimônia de outorga de Doutores Honoris Causa reuniu dezenas de mestres da Capoeira do mundo, dia 13 de abril em Diadema, São Paulo. O título é a máxima distinção concedida por uma universidade para pessoas que contribuíram de maneira notável para a sociedade, independentemente da graduação acadêmica.

Os homenageados são fundadores do Instituto Mãe África, ponto de cultura na Ceilândia Norte que promove a cultura afro-brasileira e eventos comunitários, e do Grupo de Capoeira Ginga Ativa, que atua na Ceilândia e na Universidade de Brasília (UnB). Em 21 de abril, aniversário de Brasília, o grupo estará realizando a 12º edição do evento de capoeira Kilombrasília. Mais informações podem ser encontradas no Instagram @institutomaeafrica.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação