QUEIXA

Após criticar Ainda Estou Aqui, jornal 'Le Monde' relata ofensas de brasileiros

Jornal francês diz ter recebido ofensas de perfis brasileiros nas redes sociais, após colunista dedicar uma página da edição do Le Monde para criticar a atuação de Fernanda Torres

A crítica publicada pelo Le Monde foi assinada por Jacques Mandelbaum, crítico de cinema do jornal. Ele chamou Ainda estou aqui de
x
A crítica publicada pelo Le Monde foi assinada por Jacques Mandelbaum, crítico de cinema do jornal. Ele chamou Ainda estou aqui de "hierático" e julgou a atuação de Fernanda Torres como "monocórdica" - (crédito: Reprodução)

Jornal crítico à atuação de Fernanda Torres em Ainda estou aqui, o Le Monde acusa perfis brasileiros de serem responsáveis por multiplicar em 30 vezes o número de ofensas recebidas nas redes sociais

“Em dois dias, o jornal teve que apagar cerca de 21.600 comentários de conteúdo ofensivo, principalmente no Instagram, em comparação com 700 por dia em tempos normais. Uma ‘invasão’ que a imprensa brasileira amplamente repercutiu”, afirmou o jornalista brasileiro Bruno Meyerfeld, nesta segunda-feira (27/1), em sua coluna no Le Monde.

Intitulado 'Carta de São Paulo', o artigo assinado por Bruno relata que o jornal francês surpreendeu-se com com o descontentamento dos fãs brasileiros. A crítica publicada pelo Le Monde foi assinada por Jacques Mandelbaum, crítico de cinema do jornal. Ele chamou Ainda estou aqui de "hierático" e julgou a atuação de Fernanda Torres como "monocórdica".

Reações dos brasileiros

Segundo o colunista brasileiro do Le Monde, os comentários do público brasileiro nas redes sociais do jornal oscilavam entre engraçados e machistas. Ele lembrou que fãs brasileiros conspiraram que o jornal estaria favorável ao filme Emília Pérez, um dos longas concorrentes de Ainda estou aqui no Oscar.

"Para eles [os brasileiros] é impossível não gostar desse filme melodramático e de estilo consensual, cuja temática ressoa em um Brasil castigado pelo mandato de Jair Bolsonaro", escreveu. O jornalista também disse que a raiva direcionada ao jornal vem do amor dos brasileiros por Fernanda Torres.

 

Francisco Artur de Lima
postado em 27/01/2025 19:22 / atualizado em 27/01/2025 19:23