Artes visuais

Exposição de fotografias de Orlando Brito celebra povos originários

Exposição póstuma do fotógrafo Orlando Brito traz olhar inédito para uma das festas mais importantes dos povos do Alto Xingu, no Mato Grosso

Orlando Costa, fotojornalista de minas terá exposição póstumas -  (crédito: Imagem: Arquivo)
Orlando Costa, fotojornalista de minas terá exposição póstumas - (crédito: Imagem: Arquivo)

No sábado (12/4), o JK Shopping inaugura uma exposição de Orlando Brito sobre o Kuarup, festa fúnebre do povo do Alto Xingu, localizado na região nordeste do Mato Grosso. A exposição foi organizada por Carolina Brito, filha do fotógrafo, em parceria com o shopping, e leva o título de Réquiem. A ideia é celebrar o Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. 

Réquiem reúne 25 fotografias inéditas que mostram um dos rituais mais importantes dos povos do Alto Xingu. As fotos foram tiradas pelo fotojornalista Orlando Brito, morto em 2022. A intenção de Carolina era dar visibilidade ao acervo do pai e convidar os espectadores a aprender mais sobre a cultura tradicional dos povos indígenas.

“A exposição não apenas honra a memória do meu pai, mas também destaca sua sensibilidade única ao registrar a cultura indígena”, destaca Carolina. “Seu respeito e profundidade no trabalho é um convite para enxergarmos o Brasil em toda a sua diversidade”.

A exposição fica em cartaz até 5 de junho no JK Espaço Arte, que fica no JK shopping e terá entrada gratuita, com classificação indicativa livre.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

 

postado em 08/04/2025 16:11 / atualizado em 09/04/2025 15:50
x