Exposição

José Maciel apresenta exposição 'Espelho de um percurso'

Artista plástico e advogado, Maciel explora a união dos dois mundos ao longo de mais de 60 quadros, desenhos e cerâmicas

Anajú Tolentino*
postado em 21/10/2022 00:01 / atualizado em 21/10/2022 12:47
 (crédito: Espaço Oscar Niemeyer/Divulgação)
(crédito: Espaço Oscar Niemeyer/Divulgação)

Escolheu a advocacia, mas a alma é mesmo de artista plástico. José Maciel uniu o "melhor dos dois mundos" e criou a exposição Espelho de um percurso. Pela primeira vez em Brasília, o artista plástico leva na mostra a trajetória fundamentada no mundo jurídico com uma arte multifacetada.

Dono de um dos escritórios mais respeitados de Brasília, Maciel traz cerca de 64 quadros, desenhos e cerâmicas, com curadoria de Cláudio Pereira e Danielle Athayde, de 15 de outubro a 13 de novembro no espaço Oscar Niemeyer, na Praça dos Três Poderes.

A premissa de Maciel partiu do trajeto que sintetiza ambas as profissões como coexistentes, e expandiu o seu olhar deixando a inspiração fluir, além do viés acadêmico. As influências vêm de mestres como Iberê Camargo, artista que conheceu ainda criança e com o qual chegou a executar duas obras, a quatro mãos, e de Pablo Picasso, referência no processo criativo.

"O interesse pelas artes plásticas vêm desde pequeno, quando tive a oportunidade de frequentar o atelier do Iberê Camargo na Lapa, que era amigo do meu pai. De lá para cá nunca deixei de pintar, seja em tela, objetos ou até mesmo as paredes da casa", afirma o advogado, que nunca teve a intenção de ser artista.

O resultado mostra a linha e traços consistentes, com movimentos dinamizados e texturas que remetem aos movimentos expressionista e cubista. A exposição é aberta ao público. 

*Estagiária sob a supervisão de José Carlos Vieira

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação