PAGAMENTOS

PIX: BC recebe 3,5 milhões de chaves no primeiro dia de cadastros

Para o Banco Central, número mostra o sucesso da operação que marca o início do sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, apesar da instabilidade registrada nos apps bancários

Marina Barbosa
postado em 05/10/2020 19:38 / atualizado em 05/10/2020 19:39
 (crédito: Banco Central do Brasil)
(crédito: Banco Central do Brasil)

O primeiro dia de cadastros do Pix está chegando ao fim nesta segunda-feira (5/10), com mais de 3,5 milhões de chaves registradas no sistema de pagamentos instantâneos. Para o Banco Central (BC), o dia foi um sucesso, apesar da instabilidade observada no aplicativo de alguns dos principais bancos brasileiros.

Os cadastros das chaves Pix foram liberados às 9h e bateram a marca de 1 milhão cerca de três horas e meia depois. Ainda assim, continuaram ocorrendo em grande escala ao longo de todo o dia, tanto que chegaram aos 3,5 milhões por volta das 18h30 — horário da última atualização diária do Banco Central.

Segundo o BC, esse número continuará crescendo ao longo da noite. Afinal, o cadastro segue operando até as 20h. E, depois disso, os brasileiros também podem registrar seus dados, para que o cadastro seja concluído pelo banco assim que o sistema voltar a operar, às 8h do dia seguinte. 

Ainda assim, o BC avaliou que esse número de 3,5 milhões já deixa claro o êxito da operação. "Nossa avaliação é que os números representam um sucesso para o primeiro dia de cadastro de chaves", informou, via assessoria de imprensa.

Apps instáveis

A procura pelos cadastros, contudo, foi tanta que os aplicativos de alguns dos principais bancos brasileiros ficaram instáveis nesta tarde. O BC não associou o problema diretamente ao Pix, mas indicou que os fatos estavam relacionados, pois lembrou que os brasileiros não precisam ter pressa para se cadastrar no sistema.

Segundo o BC, os pagamentos instantâneos só começam de fato em 16 de novembro e os cadastros podem ser realizados até depois disso. "Não há data limite para realização do cadastramento das chaves. O processo começou hoje (segunda) e segue por tempo indeterminado", destacou o BC, mais cedo.

Cadastro

O cadastro das chaves Pix ocorre por meio dos canais digitais dos bancos em que os brasileiros já têm conta, sobretudo pelo aplicativo. Não é recomendado clicar em links de cadastro que cheguem por mensagens de e-mail, pois esses links podem ser enviados por fraudadores, que estão tentando aproveitar o período de cadastro do novo sistema para capturar os dados bancários dos internautas.

Nesse cadastro, o consumidor registra a sua chave Pix. Isto é, o meio como deseja ser localizado no sistema de pagamentos instantâneos. Essa chave pode ser o CPF (ou CNPJ, no caso das empresas), o telefone, o e-mail ou um QR Code que é gerado no próprio aplicativo bancário. E vai representar a chave de acesso à conta bancária do cidadão.

Com essa chave, o cliente bancário não vai precisar todos os dados bancários do destinatário da transação quando for fazer um Pix. Bastará apresentar a chave Pix do recebedor.

Este é, portanto, um mecanismo que vai facilitar a experiência do cliente e dar ainda mais celeridade aos pagamentos instantâneos. A chave, contudo, não é obrigatória, pois será possível fazer um Pix informando os dados bancários do recebedor, como já acontece hoje no TED e no DOC.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação