MERCADO

Bolsa fecha em baixa de 0,49% e dólar sobe a R$ 5,59

Adiamento de pacote de estímulos na economia dos EUA não agradou investidores, refletindo no dólar e Ibovespa desta terça-feira (6/10)

*Jailson R. Sena
postado em 06/10/2020 18:23
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

O dólar encerrou a terça-feira (6/10) em alta, cotado a R$ 5,59, e o Ibovespa apresentou queda de 0,49%, aos 95.615 pontos. Mesmo com os pedidos de desculpas entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o mercado ficou desanimado com a notícia do adiamento do pacote de estímulos na economia dos Estados Unidos.

O mercado aguardava os avanços das negociações do governo dos EUA sobre um novo pacote de estímulos à economia antes do período eleitoral. Porém o presidente Donald Trump, que está infectado com o novo coronavírus e que já recebeu alta do hospital, dizendo se sentir "melhor do que há 20 anos", postou em rede social que o pacote econômico deverá ficar para depois do período eleitoral no país.

No Brasil, mesmo em meio a uma onda de calor enfrentada em vários estados e no Distrito Federal, o clima ficou mais leve entre Guedes e Maia. Na segunda (5), ambos resolveram dialogar e se desculparam por atritos gerados, sinalizando uma união para cumprir a agenda de reformas.

Renda Cidadã

Renda Cidadã é uma das causas que levam a desentendimentos entre a equipe econômica e o Congresso. O desdobramento da polêmica sobre de onde virá o financiamento do novo programa social é monitorado pelos investidores. Já o senador Marcio Bittar (MDB-AC) assegurou que o Renda Cidadã não ultrapassará o teto de gastos do governo.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) destacou em relatório que é fundamental seguir o teto de gastos além de aumentar a proteção social devido os efeitos da pandemia da covid-19. O FMI também melhorou a previsão para o PIB do Brasil neste ano e prevê uma queda de 5,8%.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação